Esportes

Brusque perde três pontos na Série B por racismo contra Celsinho

Clube ainda recebeu multa, enquanto dirigente identificado como autor da ofensa foi suspenso

Da Redação, com BandNews FM

Celsinho foi alvo de racismo em Brusque
Celsinho foi alvo de racismo em Brusque
Ricardo Chicarelli/Londrina

O Brusque foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de três pontos na Série B do Campeonato Brasileiro por discriminação racial contra o atleta Celsinho, do Londrina. O clube ainda foi multado em R$ 60 mil.

Presidente licenciado do Conselho Deliberativo, Júlio Antônio Petermann foi suspenso por 360 dias e multado em R$ 30 mil. O Brusque pode recorrer da decisão.

No dia 28 de agosto, Celsinho foi alvo de injúria racial no jogo contra o Brusque no Augusto Bauer pela 21ª rodada da Segundona. Na súmula, o árbitro citou as palavras ouvidas pelo jogador nos minutos finais do primeiro tempo: "Vai cortar esse cabelo, seu cachopa de abelha".

O autor, identificado posteriormente, foi justamente Júlio Antônio Petermann, presidente do Conselho Deliberativo.

Com a punição, o Brusque passa a ter 26 pontos, e não mais 29, na tabela da Série B do Brasileirão, ficando apenas um acima da zona do rebaixamento.

Inicialmente, o clube catarinense negou em nota as acusações de racismo e acusou Celsinho de “oportunismo”, mas depois se retratou. Já o Londrina compartilhou um vídeo em que se ouve uma pessoa na arquibancada gritando “macaco” ao atleta.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais