Esportes

Entenda por que O.J. Simpson foi absolvido no julgamento da morte de ex-mulher

OJ estava em uma batalha contra o câncer e morreu na última quarta-feira (10)

Da redação

Ex-jogador de futebol americano, O.J. Simpson morreu aos 76 anos vítima de um câncer, em 10 de abril, segundo comunicou a família do ex-atleta.

Embora tenha feito carreira de sucesso na NFL (liga de futebol americano) como running back (atleta que corre com a bola para fazer o time avançar jardas), O.J. Simpson ficou mais conhecido pelo “julgamento do século”, que teve uma extensa cobertura midiática e terminou em outubro de 1995.

  • Em 1994, o astro foi considerado o principal suspeito de matar a ex-mulher, Nicole Brown Simpson, e o amigo dela, Ron Goldman.
  • O crime ganhou enorme repercussão nos EUA não só pela violência e por envolver uma celebridade, mas pelo fato de o ex-jogador da NFL ser negro e rico, enquanto as vítimas, brancas.
  • À época, Simpson foi acusado formalmente de matar os dois e o julgamento, que chocou o público, durou nove meses.
  • Quando foi acusado formalmente pela polícia da Califórnia, o ex-jogador de futebol americano protagonizou uma das maiores fugas dos EUA. O astro fugiu de carro e ameaçou tirar a própria vida caso fosse preso. A perseguição policial por Los Angeles foi televisionada para mais de 95 milhões de pessoas.
  • Um par de luvas acabou sendo a prova para inocentar O.J. Simpson do crime. Durante o julgamento, ele calçou as luvas achadas na cena do crime e elas não couberam em suas mãos.
  • O veredito do júri saiu em 3 de outubro de 1995: O.J. Simpson foi inocentado pelos jurados, que demoraram apenas quatro horas discutindo a decisão após meses de provas e debate.
  • Nenhum outro julgamento por crime de morte nos EUA teve tanta repercussão, por isso o caso ficou conhecido como o “julgamento do século” e virou motivo de produções audivisuais.
  • O documentário “O.J.: Made in America”, dividido em cinco partes e produzido pela ESPN Films, venceu o Oscar de melhor documentário em 2017.
  • Embora tenha sido inocentado pela justiça da Califórnia, O.J. Simpson foi condenado por um processo cívil e teve que pagar  33,5 milhões de dólares para as famílias das duas vítimas, em 1997.

Prisão em 2007

Em 2007, o ex-jogador foi preso novamente. Desta vez, O.J. Simpson invadiu um hotel em Las Vegas. Ele tentava recuperar itens históricos que dizia serem seus. Ele foi condenado a 33 anos de prisão por sequestro e assalto à mão armada. Por esse caso, ele deixou a prisão em 2021.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais