Copa do Mundo

Quem é Enner Valencia, artilheiro do Equador que quase foi preso durante jogo

Atacante fez os dois gols da vitória do Equador na estreia da Copa do Mundo do Catar 2022

Por Rodrigo Lima

Enner Valencia comemora gol do Equador sobre o Catar
Enner Valencia comemora gol do Equador sobre o Catar
Matthew Childs/Reuters

Enner Remberto Valencia Lastra, mais conhecido como Enner Valencia, chamou a atenção de todos que acompanharam o primeiro jogo da Copa do Mundo 2022, ao balançar as redes três vezes na vitória do Equador por 2 a 0 sobre o Catar. Mas quem é o atacante de 33 anos?

Início do Equador e destaque na Copa do Mundo de 2014

Revelado pelo Emelec, em 2010, Valencia foi um dos destaques da equipe equatoriana nas temporadas 2012 e 2013, sendo o artilheiro da Copa Sul-Americana em 2013 e campeão equatoriano no mesmo ano.

O bom momento no Equador rendeu uma transferência para o Pachuca, do México, em 2014, aonde marcou 18 gols em 25 jogos, sendo o artilheiro do Campeonato Mexicano.

Ainda em 2014, foi convocado pela seleção equatoriana para a disputa da Copa do Mundo no Brasil. O Equador caiu em um grupo com França, Suíça e Honduras, e teve Valencia como seu principal destaque, marcando três gols em três jogos, os únicos do país na competição.

Chegada na Europa

A fase artilheira e a boa atuação na Copa do Mundo chamou a atenção do West Ham, da Inglaterra e, por 12 milhões de libras, se transferiu para a equipe londrina.

Pelo West Ham, Valencia não teve muito destaque e sua passagem foi prejudicada por uma lesão no tornozelo, que o afastou dos campos por um longo período. Sem espaço no West Ham, foi emprestado para o Everton, mas não conseguiu repetir o bom futebol que teve no México.

Retorno ao México

Em 2017, Valencia foi contratado pelo Tigres e voltou ao futebol mexicano e novamente com destaque. Foi eleito o melhor jogador do Campeonato Mexicano no mesmo ano, conquistando o campeonato nacional em 2017 e 2019, além da Liga dos Campeões da Concacaf em 2020, quando se transferiu para o Fenerbahçe, sua atual equipe.

Quase prisão dentro de campo

Em 2016, durante partida das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, contra o Chile, no Olímpico Atahualpa, em Quito, Enner Valencia quase foi preso durante o jogo por falta de pagamento de pensão alimentícia.  

Já na parte final da partida, Valencia simulou uma contusão e pediu para ser substituído, sendo retirado do campo em uma maca e levado por uma ambulância para o hospital local.

A polícia, que já estava presente no estádio para efetuar sua prisão, ainda tentou impedir a ambulância, mas o jogador conseguiu chegar ao hospital e, enquanto esteve no local, seu advogado conseguiu chegar a um acordo para que a ordem de prisão fosse anulada.

Veja as fotos da cerimônia de abertura da Copa do Mundo

Tópicos relacionados