Notícias

Aneel quer explicações de Belo Monte após queda de energia elétrica

Fornecimento foi interrompido por 20 minutos na manhã desta sexta-feira

Da Redação

Fornecimento foi interrompido por 20 minutos na manhã desta sexta-feira
Fornecimento foi interrompido por 20 minutos na manhã desta sexta-feira
Divulgação

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pediu explicações nesta sexta-feira (28) à usina de Belo Monte a respeito de um corte de carga de fornecimento durante o dia por 20 minutos.

O ofício encaminhado pela agência relatou a ocorrência de um bipolo (ou seja, um dispositivo com dois terminais condutores) no sistema de transmissão da BMTE (Belo Monte Transmissora de Energia). O corte na carca do Sistema Interligado Nacional foi de 3,4 mil MW.

A Aneel registrou um primeiro desligamento às 11h06 em polo da linha de transmissão Xingu/Estreito. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que 1.996 MW estavam sendo transmitidos no momento.

“Esta primeira ocorrência teria provocado sobrecarga nos outros Polos do sistema de transmissão associado à UHE Belo Monte, sem maiores consequências para o Sistema Interligado”, comunicou a Aneel.

Vinte minutos depois do primeiro desligamento, exatamente às 11h26, registrou-se o desligamento em um segundo polo da mesma linha de transmissão. No momento, 1.983 MW eram transmitidos, informou o ONS.

“Esta segunda ocorrência teria provocado sobrecarga no Elo CC Xingu/Terminal Rio que levou à necessidade do desligamento de 6 unidades geradoras da UHE Belo Monte, o que acabou levando ao corte de carga”, diz nota da Aneel.

No ofício enviado, a agência deu um dia de prazo “a contar do recebimento do documento” para que a concessionária apresente esclarecimentos sobre o caso, além de apresentar medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema e evitar reincidências.

Mais notícias

Carregar mais