Notícias

Apesar de vacinação em massa, Serrana vive colapso na saúde

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Apesar de vacinação em massa, Serrana vive colapso na saúde
Apesar de vacinação em massa, Serrana vive colapso na saúde
Divulgação/Prefeitura de Serrana

A cidade de Serrana, no interior de São Paulo, vive um cenário com dois lados opostos. Ao mesmo tempo em que toda a população é vacinada contra a Covid-19, a rede hospitalar colapsou devido ao grande número de doentes. As informações são da Ana Paula Rodrigues, da Rádio Bandeirantes

A moradora Ângela Maria Ribeiro sabe que foi privilegiada. “Não via a hora de tomar a vacina, na hora da aplicação, confesso, que até chorei de emoção. Me sinto muito privilegiada por nossa cidade ser escolhida para fazer esse estudo”, disse. 

A autônoma de 58 anos faz parte do projeto do Instituto Butantan que testa a eficácia da CoronaVac após a imunização em massa. 

Para Ângela, o alívio de estar protegida não diminui a dor da perda de pessoas que foram contaminadas, mas dá a perspectiva de dias melhores. 

“Todo mundo da minha família foi vacinado, inclusive, minha mãe, que já tem 80 anos e tomou as duas doses. Foram dias bem difíceis, eu perdi vários amigos aqui da cidade e de outras cidades também”, contou. 

Mais de 26 mil pessoas receberam a primeira dose da CoronaVac em Serrana, uma adesão de 97% do público-alvo desse teste. Parte já começou a receber a segunda dose da vacina, mas apenas nisso Serrana se difere do restante do estado de São Paulo.

A cidade também viu as únicas 12 vagas de UTI da cidade serem ocupadas nos últimos dias após as contaminações dispararem e não só aderiu às medidas de restrição anunciadas pelo governo, como optou pelo fechamento total do comércio, como supermercados e padarias, aos fins de semana.

A vacinação não impediu que a escalada da pandemia atingisse a cidade porque o processo de imunização ainda não está completo, como explica o prefeito Léo Capitelli.

“A vacinação é importante ter as duas doses. Nós não terminamos nosso sistema de imunização, uma dose só não basta. É superimportante a segunda dose da vacina e tenho certeza que as próximas quatro semanas em breve vamos poder levar resultado que vai trazer a esperança de um 2021 de vida e cura”, disse. 

Esperança de dias melhores e cuidados devem andar lado a lado. É assim que o Vinícius Sinastre, de 26 anos e já vacinado, tem agido

“Ainda temos bastante gente doente, mesmo assim tenho esperança que vamos conseguir passar por essa parte da história juntos e de cabeça erguida. Acredito que a população de Serrana foi lisonjeada na escolha da cidade e isso traz uma esperança que a cidade seja uma das primeiras a voltar ao ‘normal’”, disse. 

Os resultados da pesquisa do Instituto Butantan em Serrana devem ser divulgados em maio. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais