Notícias

Covid-19: Áustria inicia 4º lockdown e anuncia vacinação obrigatória a partir de fevereiro

País é o primeiro da Europa Ocidental a iniciar quarta fase de restrições no combate à pandemia

Da Redação, com BandNews TV

A Áustria é o primeiro país da União Europeia a impor um quarto lockdown nacional como medida de combate à pandemia do novo coronavírus. A medida passou a valer nesta segunda-feira (22).

O país vem encarando um aumento nos números de casos e de mortes decorrentes da Covid-19. Por isso, as autoridades decidiram impor um novo lockdown nacional, que vai afetar mais de 9 milhões de pessoas.

Isso acontece em meio ao apelo de grupos do país que não querem novas restrições. A decisão vem diante de vários protestos populares que aconteceram no último fim de semana – não apenas na Áustria, mas em outros que vivem novos avanços da doença.

Todos os serviços considerados não essenciais voltaram a ficar fechados. A medida tem validade de pelo menos 10 dias, prorrogáveis por mais 10 dias.

A população só está liberada a sair de casa para motivos essenciais, como ida a hospitais e supermercados, trabalhos presenciais e exercícios ao ar livre.

De acordo com especialistas, o quadro é resultado do avanço lento da vacinação. A taxa na Áustria é a menor da Europa Ocidental: 65% da população está imunizada.

Para tentar melhorar a situação da imunização, autoridades locais já confirmaram que vacinação será obrigatória a partir de 1º de fevereiro. Detalhes da medida, no entanto, ainda não foram divulgados.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais