Notícias

Jamil Chade: "Podemos ter até 5 milhões de refugiados ucranianos"

O correspondente do Grupo Bandeirantes comenta sobre os reflexos do ataque de tropas russas à Ucrânia

Por Jamil Chade

“Dois caminhos estão sendo discutidos. O primeiro deles é a questão humanitária. Uma crise dentro da Europa de uma proporção enorme. Um dos cenários colocados pela ONU é de que se a guerra continuar podemos ter até 5 milhões de refugiados ucranianos cruzando as fronteiras para Polônia, Eslováquia, República Tcheca e Hungria gerando instabilidade política”, disse o correspondente do Grupo Bandeirantes, Jamil Chade ao comentar sobre os reflexos do ataque de tropas russas à Ucrânia

Chade ainda destacou que o segundo aspecto é a questão da resposta do Ocidente. “Tanto União Europeia como Estados Unidos estão se coordenando para anunciar sanções. No caso da Europa é um problema, porque a Rússia abastece parte da Europa com gás para as casas”. 

“A sanção é uma opção, mas se ela visa o governo de Putin tem um problema muito sério porque acaba afetando a própria economia europeia. Putin sabia justamente dessa fraqueza do Ocidente, dessa situação dos Estados Unidos de fraqueza de Biden, e na Europa uma debilidade no que se refere a dependência do gás russo. Esses dois elementos deixaram a via aberta para que Putin tomasse essa decisão”, explicou.  

O governo da Ucrânia disse que ao menos 40 pessoas morreram e nove ficaram feridas em ataques da Rússia ao país. Tropas russas invadiram o território ucraniano na madrugada desta quinta-feira (24), incluindo a capital Kiev.

Veja imagens: ucranianos tentam deixar o país após ataques

Tópicos relacionados