Brasil Urgente

Alexandre Frota protocola "lei Datena" para ajudar vítimas contra "quadrilhas do Pix"

PL do deputado federal sugere devolução imediata de valores para vítimas após boletim de ocorrência

Da redação, com Brasil Urgente

Anúncio de Alexandre Frota sobre protocolo da "lei Datena"
Anúncio de Alexandre Frota sobre protocolo da "lei Datena"
Reprodução/Twitter/Alexandre Frota

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) anunciou nesta quinta-feira (27) que deu entrada no projeto de lei 2982/2021 na Câmara dos Deputados para que os bancos devolvam valores de vítimas das “quadrilhas do Pix”, obrigadas por criminosos a transferir valores utilizando a agilidade do novo meio de pagamento criado pelo Banco Central. Ele batizou o projeto de “Lei José Luiz Datena”.

Em seus programas na Band, o apresentador defende que o uso do Pix seja suspenso devido à alta de crimes e melhor regulamentado para dificultar a ação de criminosos, que fazem sequestros-relâmpago e transferem valores para diversas contas de “laranjas”. A lentidão das instituições financeiras em dificultar as ações dos criminosos e de ressarcir clientes também é alvo de críticas.

“Os bancos serão comunicados imediatamente após a lavratura do B.O. pela autoridade policial. As vítimas não podem ser penalizadas financeiramente por esse crime violento e absurdo. O banco está oferecendo esse serviço, o banco tem que se responsabilizar”, disse o deputado ao Brasil Urgente.

Frota acredita que a pauta terá grande adesão na Câmara, já que os números de crimes do tipo têm se multiplicado pelo País, principalmente nas grandes cidades.

No caso mais recente de criminsos do Pix, uma enfermeira foi sequestrada na tarde desta quinta-feira (26) na região do Panamby, zona sul de São Paulo. Sob ameaça da quadrilha, ela enviou uma série de mensagens de voz a amigos pedindo que fizessem transferências bancárias para as contas dos criminosos. Os áudios foram obtidos com exclusividade pelo Brasil Urgente. Ouça abaixo:

Banco Central vai anunciar mudanças nos pagamentos por Pix

Entre outras ações, o valor máximo de operação será determinado para reduzir escalada de violência e de golpes que usando esse tipo de transferência bancária.

Tópicos relacionados