Notícias

Cartel do asfalto: TCU indica fraude de quase R$ 1 bilhão em licitações federais

Relatório do TCU diz encontrar evidências de que houve propostas de fachada e combinação de rodízio entre as empresas em licitações da Codevasf

Da redação com BandNews TV

A Band Brasília teve acesso ao relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que identifica indícios de irregularidades em licitações feitas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Segundo os técnicos do órgão, existe um cartel de empresas de pavimentação. 

O relatório aponta que a construtora Engefort é a principal beneficiada pelo suposto esquema desde 2021. A empresa venceu todas as licitações suspeitas de fraude que somam quase R$ 900 milhões naquele ano.

Em parte das licitações de 2021, a Engeforte usava uma empresa de fachada, intitulada Del, para que o esquema não fosse descoberto. No documento, o TCU diz encontrar evidências de que houve propostas de fechada e combinação de rodízio entre as empresas.

Apesar do parecer, o ministro Jorge Oliveira, indicado pelo presidente Bolsonaro para o TCU, contrariou as recomendações dos técnicos e não suspendeu o início de novas obras. Vale lembrar que o esquema foi revelado por reportagem da Folha de São Paulo. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais