Notícias

Já percebeu? Passarinhos estão acordando cada vez mais cedo em São Paulo

Da Redação com Jornal da Band

Quem olhar para o céu e reparar melhor poderá ver diversas espécies de aves
Quem olhar para o céu e reparar melhor poderá ver diversas espécies de aves
Pixabay

Amanhece em São Paulo, a maior cidade do País, e quem trata de avisar sobre mais um dia que está começando são os passarinhos, os despertadores da metrópole. Mas, você já reparou que esses mensageiros estão acordando cada vez mais cedo? 

“A cidade de São Paulo tem mais de 500 espécies de aves, mais do que muitos países da Europa, por exemplo. E elas estão por toda a cidade; nas áreas verdes, que são mais interessantes para elas, e até nos bairros mais urbanizados”, explica o ornitólogo Fábio Schunk à reportagem. 

Quem olhar para o céu e reparar melhor poderá ver diversas espécies como o pica-pau do campo, bem-te-vi e quero-quero. Mas um dos despertadores mais efetivos da cidade é o sabiá, que já se adaptou tanto ao clima urbano que começa a cantar antes mesmo do barulho do trânsito começar, por volta das 4 horas da manhã, acordando muita gente antes do horário.

Toda essa cantoria tem um motivo. Setembro começa o período de acasalamento das aves, é quando os pássaros machos cantam para atrair as fêmeas ou para proteger o território durante a reprodução. 

No meio da poluição sonora de São Paulo, os passarinhos também prestam outro serviço para a cidade. “O pássaro é natureza, é até agradável acordar com o canto deles”, diz o aposentado Peter Schraner, paulistano que acabou desenvolvendo o hobby de fotografar as aves. 

Mais notícias

Carregar mais