Notícias

Japão entrega doações para ajudar vítimas de enchentes no Brasil

Cerimônia de recebimento de quase 2 mil itens do governo japonês teve a participação de Teiji Hayashi, embaixador do Japão

Da redação

As doações enviadas pelo Japão que ajudarão vítimas de enchentes no Brasil chegaram nesta quinta-feira, 27, em Campinas após voo que pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos. Bahia e Minas Gerais estão entre os estados mais afetados pelas chuvas neste início de ano.

A cerimônia de recebimento de quase 2 mil itens do governo japonês teve a participação de Teiji Hayashi, embaixador do Japão no Brasil, e do ministro João Roma, do Ministério da Cidadania. Segundo brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro agradece pela cooperação entre os dois países. Cobertores, barracas e lonas contra deslizamentos estão entre as doações.

“Passado o epicentro de uma calamidade pública com um grande rastro de destruição, a nossa missão é acolher as pessoas. Muitas famílias dessas famílias que perderam o pouco que tinham estão sendo acolhidas. A nossa meta, agora, é ofertar o mínimo de dignidade para essas famílias e tratar da reconstrução dessas áreas”, pontuou o ministro. 

O discurso do embaixador japonês pontuou a solidariedade do governo japonês com os as vítimas das enchentes que assolam diversas regiões do Brasil, a exemplo da Bahia, com 26 mortos, e Minas Gerais, 25, além de milhares de famílias desabrigadas.

“Tão logo tomamos conhecimento do ocorrido, o governo do Japão decidiu efetuar a doação de itens de assistência emergencial como barracas, cobertores e lonas plásticas por intermédio da Agência de Cooperação Internacional do Japão, a JICA, os quais acabaram de chegar ontem, dia 26, no Brasil”, discursou Teiji Hayashi.

Assista à parte do discurso do embaixador do Japão no Brasil durante doações às vítimas de enchentes! 

Ao final do discurso, Teiji Hayashi disse que o Japão sempre se colocou à disposição para ajudar o Brasil em situações de desastres naturais. “É de nosso intuito dar continuidade às iniciativas dye cooperação com base nas necessidades do Brasil com base nas relações de amizade entre o Japão e o Brasil”, salientou.

Reconstrução de áreas atingidas

O ministro João Roma reforçou que o governo federal, só em janeiro, já destinou mais de R$ 1 bilhão para reconstruir as áreas atingidas, além de R$ 700 milhões oriundos do Ministério da Cidadania.

Os itens doados pelo Japão já estão empacotados e saem de Campinas para as cidades que mais precisam. O trabalho também conta com o apoio do Exército brasileiro.

Mais notícias

Carregar mais