Jornal da Band

O que é Open Banking, o novo sistema bancário que promete revolucionar?

Entenda o que é esse sistema financeiro aberto, com a possibilidade de clientes permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições bancárias

Da redação 26/05/2021 • 13:08 - Atualizado em 10/06/2021 • 12:03

A tradução literal é banco aberto. Mas o significado, e o que é na prática, é o que nos ajuda a entender esse conceito, que já faz parte da nossa realidade e já já vai fazer parte das nossas vidas.

A base do Open Banking é que todo o mercado financeiro deveria adotar uma camada de tecnologia padronizada — uma forma de comunicação fácil para simplificar a portabilidade de dados. Sobre esse assunto, conversamos com o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Pedro Paulo Silveira. Você pode tirar as suas dúvidas no player acima.

Exatamente como o PIX, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central — que já se tornou o mais rápido do mundo —, o open banking é algo que promete revolucionar. Mas, também como aconteceu com o PIX há alguns meses, precisamos saber direitinho do que se trata antes de começarmos a usar essa modalidade.

O principal beneficiado é o cliente — mas esse sistema vai acirrar a concorrência entre os bancos. Vamos entender melhor isso na prática? A partir de quando você vai poder usar esse sistema? E por que os bancos o adotaram?

Pare o Mundo que Eu Quero Saber  é um podcast do Jornal da Band feito por Joana Treptow, com coordenação de Larissa Zapata e Stéfanie Rigamonti.