Notícias

Lula pede para deputados liberarem emendas ao RS: "Serão alguns milhões"

Presidente defendeu "trabalho conjunto" para reconstruir o estado após enchentes

da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu neste domingo (5), em coletiva de imprensa no Rio Grande do Sul, que os deputados liberem emendas parlamentares ao estado, que sofre com a maior tragédia da história devido às enchentes.  

“Eu sei que os deputados têm um monte de emenda aí. Se cada deputado liberar as emendas para o Rio Grande do Sul, serão alguns milhões que você terá imediatamente para começar a consertar o estado”, disse Lula ao governador Eduardo Leite (PSDB), que estava ao seu lado na coletiva.  

O presidente ressaltou que o governo federal atuará de maneira conjunta com governo estadual e gestões municipais, além de dialogar com Poder Legislativo, Tribunal de Contas e Ministério Público, para auxiliar nos trabalhos.

“É preciso ter uma combinação perfeita. Cada centavo que for colocado para combater uma coisa dessa tem que ser aplicado no que foi colocado. Não pode ser desviado”, afirmou.  

Lula chegou ao Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (5) acompanhado da primeira-dama, Janja Lula, os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Jader Filho (Cidades), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais).  

O grupo se uniu aos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), que já estavam no estado.

Também foram os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, os ministros Edson Fachin (STF) e Bruno Dantas (presidente do Tribunal de Contas da União), além do comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais