Notícias

Mandetta lamenta demora e diz que plano de vacinação contra Covid é o mesmo da gripe

Da Redação, com BandNews FM

Ex-ministro deu entrevista exclusiva à BandNews FM
Ex-ministro deu entrevista exclusiva à BandNews FM
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

"O Ministério da Saúde errou ao esperar tanto tempo para começar a elaborar o plano nacional de vacinação contra o coronavírus".

Esta é a opinião de Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, que conversou com exclusividade com a BandNews FM nesta quarta-feira (16).

Ele ainda ressalta que é inadmissível ainda não haver negociações avançadas para a compra de vacinas produzidas por diferentes laboratórios. 

O ex-ministro avalia que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, divulgado mais cedo pelo governo, é uma cópia do plano de vacinação contra a gripe.

O problema disso, para Mandetta, é que o planejamento não considera a urgência da atual conjuntura, não detalha a ordem da imunização da população e não explica como distribuir e utilizar diferentes tipos de vacina.

Luiz Henrique Mandetta diz ainda que, desde o início da pandemia, quando ele ainda estava à frente da pasta, já se sabia que a vacinação seria a única saída para a crise causada pelo coronavírus.

Ele completa que o SUS tem expertise para aplicar a vacina de maneira segura e exemplar quando as doses chegarem, mas que falta liderança para que se cumpram as etapas anteriores. 

Governo apresenta plano nacional de vacinação; veja:

Mais notícias

Carregar mais