Notícias

Ministério cria sala de situação para monitorar casos de hepatite infantil

Foram registrados 44 casos da enfermidade, a maioria em São Paulo

Da Redação, com Bora Brasil

O Ministério da Saúde está monitorando os casos de hepatite aguda infantil no Brasil. Para isso, abriu uma sala de situação com técnicos do ministério e da Opas, que é a organização Pan-Americana da Saúde, pra acompanhar e também definir orientações e prevenção e controle da doença.

Até agora, 44 casos foram notificados no país. Desses, três foram descartados e os outros permanecem em monitoramento. São 14 em São Paulo, que lidera a lista, mas aparecem em outros oito estados.

Esses casos foram identificados primeiramente no Reino Unido. É uma doença de causa ainda desconhecida. Ela já aparece em pelo menos outros 20 países, se manifesta de forma muito severa e não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em cerca de 10% dos casos foi necessário realizar o transplante de fígado.

Os sintomas são dor abdominal, diarreia, vômitos e a icterícia, que é quando a pele e aquela parte branca dos olhos ficam amareladas. Em caso de sintomas a orientação os pais é que procurem atendimento médico imediatamente.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais