Notícias

"Não vai faltar água em SP", afirma o presidente da Sabesp, Benedito Braga

Braga foi entrevistado nesta quarta-feira (16) no Jornal Gente da Rádio Bandeirantes

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

O presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Benedito Braga, garantiu que não há risco de desabastecimento de água no estado de São Paulo. No final de maio, o governo federal emitiu um alerta de emergência hídrica por causa da previsão de pouca chuva entre junho e setembro deste ano para São Paulo e mais quatro estados na bacia do Rio Paraná.

No entanto, em entrevista ao Jornal Gente, na Rádio Bandeirantes, Benedito Braga afastou o risco e afirmou que medidas tomadas desde a última crise em 2014 vão evitar que falte água.

“Objetivamente não vai faltar água em São Paulo. Nós construímos interligação de sistemas, então quando um não está muito bem o outro pode entrar na área que era abastecida por ele e além disso, nós fizemos uma interligação de bacias hidrográficas. Muitas ações de infraestrutura que nos dão uma situação mais confortável hoje do que tínhamos naquela ocasião”, disse. 

Benedito Braga, presidente da Sabesp, lembrou que o estado ainda conta com o volume morto, uma reserva com 480 bilhões de litros de água situada abaixo das comportas das represas do Cantareira, que pode ser acionado no caso de o armazenamento continuar caindo.

“Ainda existe o volume morto no Sistema Cantareira é uma reserva técnica que temos e que pode ser utilizada a qualquer tempo, mas nós não estamos com essa perspectiva e nós também não estamos com a perspectiva de rodízio de água. Evidentemente que em função de termos uma situação climática mais crítica a contribuição da população no uso racional da água é muito importante”, disse. 

O Sistema Cantareira, que abastece a maior parte da região metropolitana de São Paulo, começou esta semana com 46% da capacidade. Nesse mesmo período no ano passado, o índice era de quase 58%.

Mais notícias

Carregar mais