Olhar de Repórter

Ações da Prefeitura criam minicracolândias na região central de São Paulo

Olhar de Repórter mostra como as ações para dispersar a Cracolândia espalhou os dependentes químicos pelo Centro

Olhar de Repórter

Cracolândia é o nome como ficou conhecida uma região da Praça Julio Prestes, no Centro da cidade de São Paulo. Ações do governo municipal provocou a dispersão dos usuários de drogas formando as minicracolândias. A situação causa insegurança e prejuízos para moradores e comerciantes e um aumento nos números da violência na região central. A Prefeitura aumentou os trabalhos de atendimento aos dependentes químicos. Veja no vídeo acima.

Inovação e sustentabilidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo mantém iniciativas para desenvolver inovação, sustentabilidade, e geração de renda. O Green Sampa é uma das frentes para geração de trabalho e renda, e integra o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico da capital. Mostramos também uma das 26 unidades do CATE – o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. As estruturas dos CÉUs e dos Fablab são usadas para ensinar profissões, como a oficina de qualificação em corte e costura que funciona no céu Heliópolis e na Cidade Tiradentes.

Desenvolvimento econômico

Para falar sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, o Olhar de Repórter entrevistou Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Fala também sobre a participação da secretaria/prefeitura na COP-27. 

Planetário Ibirapuera 

Poucas mudanças foram feitas no Planetário após dois anos de concessão do Parque do Ibirapuera, porém continua sendo um dos pontos mais interessantes da cidade para adultos e crianças. 

Revitalização do Terminal Barra Funda

O Olhar de Repórter foi até o maior terminal de transportes públicos da cidade, na Barra Funda. Desde os anos 2000 se identificou a necessidade de ampliar o terminal, aumentando a capacidade de atendimento. Agora, com o crescente número de projetos urbanísticos e a discussão do Plano Diretor no legislativo municipal, Metrô e CPTM usaram uma ferramenta da Legislação para criar o Projeto de Intervenção Urbana Polo Barra Funda. O vereador Paulo Frange, presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal; Luiz Ferreira, gerente Planejamento do Metrô, e Valter Caldana, urbanista do Mackenzie, avaliaram como as modificações no terminal vão melhorar a vida dos usuários. Mostramos também o projeto de como vai ficar o local após a revitalização.

Pamonhas, pamonhas, pamonhas

No nosso quadro "Gente de São Paulo" está a história do comerciante Miguel Pereira, que transformou a vida dele e da família, graças à uma iguaria bem brasileira: a pamonha.

Veja a íntegra do Olhar de Repórter

Tópicos relacionados