Olhar de Repórter

'Sabesp abre 71% dos buracos de São Paulo', diz secretário da Prefeitura

Para o Olhar de Repórter, Alexandre Modonez afirmou que outras companhias de serviços públicos, como Enel, também são responsáveis pelos buracos

Da redação

A equipe de reportagem do Olhar de Repórter deste sábado (10) trafegou da região central de São Paulo até a zona norte da cidade para observar a situação do asfalto nas ruas e avenidas da cidade. Durante entrevista à Band, o secretário municipal das subprefeituras, Alexandre Modonez, afirmou que a Sabesp é responsável por 71% dos buracos da capital paulista. 

“A Sabesp é a nossa campeã. Ela abre 71% dos buracos da cidade de São Paulo. A Prefeitura não vai na rua e abre buraco, quem faz isso é quem precisa trabalhar no subsolo”, disse Alexandre Modonez. Segundo o secretário, outras concessionárias de serviços públicos como Comgás e Enel também são responsáveis pelos buracos que são abertos nas vias da cidade. 

Nas imagens do Olhar de Repórter, é possível notar grande vazamento em uma rua do bairro Real Parque, próximo ao Morumbi. Segundo o secretário, o local havia passado por recapeamento do asfalto recentemente, mas após quatro dias, uma tubulação da Sabesp estourou. “O grande problema do novo remendo é a recomposição do solo”, disse. Ele ainda afirma que a empresa não está seguindo as normas técnicas.  

“As rodovias do estado de São Paulo tem 22 mil quilômetros, as ruas da capital paulista tem 17 mil quilômetros. Essa é a dificuldade de cuidar de uma cidade desse tamanho. Nós temos 186 milhões de metros quadrados e precisaríamos ter R$ 30 bilhões para fazer um programa de 100% das ruas, o que demoraria 10 anos”, informou o secretário Alexandre Modonez. 

Para tentar evitar que os problemas recorrentes dos buracos permaneçam acontecendo nas vias de São Paulo, a Prefeitura passou a aplicar multas à companhia, que pode chegar até R$ 100 milhões.

Tópicos relacionados