Olhar de Repórter

Olhar de Repórter: superintendente da SABESP explica buracos em São Paulo

Programa deste sábado (17) entrevistou Aurélio Fiorindo para comentar obras da concessionária em tubulações e ruas da cidade

Olhar de Repórter

O Olhar de Repórter deste sábado (17) entrevistou Aurélio Fiorindo, superintendente da SABESP para explicar a situação dos buracos causados pelas obras da concessionária nas ruas de São Paulo. A reportagem mostrou as obras nas zonas norte, sul e leste da cidade, que causam diversos transtornos para motoristas e moradores da capital paulista. 

No estúdio, Aurélio explicou que apesar das obras da SABESP causarem transtornos, não é a única empresa que abre buracos pelas ruas da cidade. “Temos mais de 40 mil KM de tubulações pelo subterrâneo da cidade, mas a prefeitura tem mais de 100 concessionárias que fazem intervenções no pavimento”, defende. 

Ele também esclareceu quais são os procedimentos da empresa em relação às obras e reparos realizados nas ruas. O superintendente pontuou que concessionária quer resolver problemas, não ser parte do problema. Tanto, que ele informa que o morador que se sentir lesado pelas obras e buracos pode ligar no 195 ou 0800 055 0195 para reclamar e até pedir indenizações. 

“Todos que tiverem problemas com valas ou acidentes em equipamentos da SABESP, fazemos a indenização, não é preciso entrar na Justiça e quando isso vem até a gente, fazemos a indenização desde que comprovado pela SABESP”, explica. Veja a entrevista completa:

No programa, o repórter Fábio Behrend mostrou em uma matéria exclusiva os planos da prefeitura de São Paulo para instalar o veículo leve sobre trilhos, o VLT. O projeto ainda não tem previsão de início das obras, nem os trajetos, mas o prefeito Ricardo Nunes afirmou no Fórum ‘Todos pelo Centro’ que as duas linhas devem passar pelos principais pontos do centro. A ideia é auxiliar na revitalização do local. Confira na matéria:

Falando em revitalização do centro, a reportagem de Rafael Batalha deste sábado mostra uma das iniciativas do projeto Requalifica Centro: o retrofit. Nela, você verá a readequação de prédios para transformar em moradias. Um deles é a antiga sede da Telesp, que prevê a criação de 274 apartamentos de médio e alto padrão de um a três dormitórios. 

O centro de São Paulo guarda ícones de tempos passados. Um exemplo é o relógio De Nichile, que fica na Praça Antônio Prado. Criado pelo publicitário Octávio De Nichile na década de 1930, os relógios foram instalados até em outras cidades, mas com o tempo, foram desaparecendo. O relógio da praça, que sobreviveu ao tempo, foi tombado em 2010 e passa por manutenções. Hoje, o filho de Octávio, Gilberto, assumiu os custos da reforma e agora procura uma forma de conservar o ícone da arquitetura art-noveau no centro. Confira a matéria e saiba mais sobre o marco. 

Mudanças na Câmara de Vereadores

Nesta semana houve a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo. O atual presidente, Milton Leite, foi reeleito com os votos de 47 dos 55 vereadores. Apesar disso, ele afirmou que ao término do período, irá deixar a carreira política. Mas a casa mudou de corregedor geral: Rubinho Nunes, do União Brasil. 

O vereador pretende seguir com a elaboração de um código de ética para a Câmara. Além disso, há projetos importantes passando pela casa, como o aprovado nesta semana: a remissão do IPTU para habitações de interesse social na cidade, que deverá beneficiar 160 mil famílias de baixa renda. Confira na matéria:

Raio-X da subprefeitura da Capela do Socorro

Fechando a série de reportagens especiais sobre as 32 subprefeituras de São Paulo, o Olhar de Repórter foi até a Capela do Socorro, na zona sul. O local tem um principal problema: o descarte ilegal de lixo. Apesar disso, a região tem passado por uma grande transformação. A subprefeitura trouxe novas linhas de ônibus, terminais e investimentos na educação. Confira:

Tópicos relacionados