Olhar de Repórter

Olhar de Repórter celebra um ano com edição especial sobre o centro de São Paulo

Programa entrevista o prefeito Ricardo Nunes e traz matérias especiais sobre a revitalização da região central da cidade

Olhar de Repórter

O Olhar de Repórter completa um ano neste sábado (26). O programa, que pulsa como São Paulo e faz o perfil dos bairros e do povo paulistano, traz uma edição especial sobre a cidade e matérias que discutem a revitalização do centro de São Paulo. Em entrevista exclusiva para o programa, Ricardo Nunes, prefeito da cidade, comentou os desafios e os planos para a região central da capital paulista. 

O político afirmou que o projeto já está saindo do papel, mas que a principal questão é a segurança. “Estamos ampliando o horário dos guardas civis municipais, dobramos o convênio com o estado para operação delegada e vamos agora receber as propostas para uma licitação com a central de monitoramento”, explica. 

Ele também afirma que está fazendo a desapropriação do prédio dos correios no Vale do Anhangabaú para funcionar 24 horas com atividades para jovens, idosos, prestação de serviços e com uma central de monitoramento. O político informa que os próximos passos da revitalização do centro pretende trazer investimento privado e projetos de revitalização da Praça da Sé e de outros ambientes da região central. 

Além disso, a prefeitura pretende criar habitações para 200 mil novos moradores na região. “Teremos obras para poder povoar aqui, nossa meta é ter pessoas morando nesse novo centro", explica. 

Recuperação do centro é viável, mas tem grandes desafios

Fábio Mariz, urbanista da Universidade de São Paulo (USP), avaliou em entrevista ao Olhar de Repórter que é preciso ter mais pessoas morando no centro. “Qualquer bairro para funcionar precisa de uma quantidade significativa de público morando, com diferentes tipos de pessoas, com densidade importante”, explica. 

O centro, hoje, tem menos pessoas morando e com condições piores, avalia Fábio. Para ele, o comércio de shoppings auxiliou na degradação do centro. “O que sobrou de mais potente é o comércio especializado, atacadista. Vem gente do Brasil inteiro comprar na Santa Ifigênia, na José Paulino, é um comércio focado e importante”, pontua. Veja na entrevista completa:

Prefeitura pretende ter 20 mil câmeras de segurança na cidade até 2024

Elza Paulina, secretária de segurança urbana de São Paulo, falou dos planos da prefeitura para melhorar a segurança da cidade. Ela conta como será o plano da nova central e a integração dos sistema de vigilância e monitoramento com as áreas da saúde, educação, trânsito, segurança e defesa civil.

Região central é atrativo para turistas

Pelo menos 20% do movimento turístico em São Paulo ocorre no centro da cidade. Atrativos como prédios, monumentos históricos, gastronomia e compras chamam a atenção dos turistas. 

Com a revitalização do centro, o índice da atividade turística confirma que a atividade da região está sendo retomada. “São Paulo movimenta R$ 32 milhões por dia com visitantes. Entre 15 e 25% desse valor está na região central da cidade”, explica Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da cidade. Veja na matéria completa:

Conheça alguns pontos turísticos do centro de São Paulo 

O Olhar de Repórter passeou por marcos históricos de São Paulo e mostrou como a região foi crucial para a fundação e crescimento da cidade. É possível conhecer a história da cidade e do estado andando pelos prédios da região central. Veja na matéria:



Em outra matéria especial, entenda a importância do Theatro Municipal para a urbanização de São Paulo e como a cidade cresceu a partir do teatro e mudou o Vale do Anhangabaú. Confira:

O que é o PIU Central?

O projeto da prefeitura para intervir e estimular a ocupação do centro de São Paulo é explicado pelo Olhar de Repórter. O PIU pretende trazer empresas, prestadores de serviços e habitantes para o local e atrair 200 mil moradores para a região. Confira na matéria:

Tópicos relacionados