Olhar de Repórter

Olhar de Repórter: Enchentes trazem consequências e indenização é insuficiente

Programa trata da ocorrência de alagamentos, casas populares transitórias, novos táxis em São Paulo e mais

Olhar de Repórter

O programa Olhar de Repórter deste sábado (1º), apresentado pelo jornalista Marco Antonio Sabino, mostra as consequências das enchentes que ocorrem em São Paulo.

Uma família inteira teve a vida afetada pelos estragos na casa onde moram, em Artur Alvim. Lá, a enchente foi causada por uma obra da prefeitura, que prejudicou o escoamento da água da chuva.  

A própria prefeitura assumiu a culpa, e determinou que os moradores que tiveram prejuízos fossem ressarcidos.  

O problema é que o valor pago, de até R$ 20 mil, não é o bastante para cobrir os gastos em alguns casos. 

Casas populares transitórias

O Olhar de Repórter acompanha de perto como está o projeto de casas populares transitórias, conhecida como Vila Reencontro. Essa foi a quarta reportagem realizada no local, no Bom Retiro.  

A entrega das casas, montadas em containers, foi adiada pela terceira vez. O primeiro prazo era julho, depois agosto e agora dezembro.  

As primeiras casas estão montadas, mas sem mobília, sem energia elétrica e sem instalações hidráulicas.  

Ainda há uma pendência importante: há suspeitas de que possa haver contaminação no terreno. Se isso se confirmar, é possível que a Vila Reencontro tenha que mudar de lugar.  

Novos táxis em São Paulo

 Um decreto do prefeito estabelece que 5 mil novos alvarás de táxis serão sorteados em data que ainda será definida pela secretaria de transportes. A expectativa é que em até 6 meses os sorteios sejam realizados.

Serão 500 alvarás para motoristas com deficiência, 1,5 mil para taxistas que comprovem maior tempo na profissão, 1,5 mil para motoristas mulheres e outros 1,5 mil alvarás para motoristas que utilizem veículos híbridos ou elétricos.  

O último sorteio para alvarás de taxi na cidade foi realizado em 2015. Atualmente, São Paulo conta com pouco mais de 36 mil táxis circulando na cidade.  

Nova faixa azul para motos  

A faixa exclusiva para motociclistas chegou à Avenida dos Bandeirantes. A medida, aprovada pelos motociclistas, deve diminuir os acidentes e, consequentemente, os congestionamentos no local.  

Só no sentido bairro-centro, mais de 1,6 mil motos passam pela via nos horários de pico. A ação da prefeitura também foi adotada em outras 5 grandes avenidas da cidade, como a 23 de Maio.  

 Raio-X Penha

Nessa semana, no quadro RAIO-X mostramos a região da Penha, uma das mais tradicionais da zona leste de São Paulo.  

A reportagem fez um diagnóstico dos principais problemas e mostra pontos históricos como a Igreja da Penha, um marco do bairro. Pessoas conhecidas dos moradores locais também dão depoimentos, revelando um pouco da história, das ações humanitárias, e do que ainda querem conquistar.  

Tópicos relacionados