Olhar de Repórter

Theatro Municipal de São Paulo completa 111 anos de história e cultura

Teatro símbolo do Centro da cidade foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922

Olhar de Repórter

O Theatro Municipal de São Paulo completa 111 anos de sua inauguração. É impossível passar por ele sem ser atraído por tanta beleza e imponência. Foi em 1903 que essa joia da arquitetura paulistana começou a ser construída, com projeto desenvolvido pelos arquitetos italianos Claudio e Domiziano Rossi e do paulista Ramos de Azevedo, que hoje dá nome à praça onde fica o teatro.

Como seria de se esperar, logo ele virou o ponto de encontro da elite social da cidade.

Veja abaixo a íntegra do Olhar de Repórter deste sábado (10):

Logo na entrada, o visitante dá de cara com a escada de mármore, ornada com esculturas e duas grandes obras de arte nas paredes. 

O salão nobre foi inspirado no Palácio de Versalhes, em Paris. Os vitrais e as pinturas estampadas no teto fazem o visitante mergulhar em um pedacinho da Europa. Essas duas turistas alemãs se sentiram em casa, em pleno Centro de São Paulo. 

 “Parece muito europeu, e eu acho muito, muito bonito, com todas as vidraças e pinturas, e a gente estava falando sobre essa pintura aqui, se é como a Europa, Roma, ou se é a Grécia”, diz a professora Alexandra Junghardt. “Eu acho que é um lugar muito interessante”. 

A publicitária Carolin Schmidt desta a importância de se manter o Theatro Municipal por seu valor histórico. “Eu acho muito importante manter isso. Você pode pensar sobre a história e como era antes, e ainda pode ver aqui agora e você tem esses lugares históricos, e eu realmente gosto disso, porque você também pode ver as raízes europeias. E sim, é um lugar muito agradável, e maravilhoso”.   

Quando o teatro completou 11 anos, havia um grupo de intelectuais que questionava o tipo de arte que se produzia no Brasil da época. E eles organizaram a Semana de Arte Moderna de 1922, que fez história aqui no palco do theatro” 

O escritor Mario de Andrade foi um dos principais articuladores da semana, ao lado de figuras como Oswald de Andrade e Di Cavalcanti.  Entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 o teatro recebeu apresentações de música, poesia e palestras que romperam com os valores artísticos da época.  

Ao longo das décadas, o prédio já passou por 3 grandes reformas e se tornou patrimônio cultural tombado. A sala de espetáculos, com mil e quinhentas cadeiras de estofamento vermelho, marca registrada do Municipal, continua sendo o lugar onde o público encontra o que há de melhor na produção artística brasileira e mundial. Semana que vem, o municipal completa 111 anos e vai comemorar com uma programação especial de aniversário. O desejo é de uma vida longa e cada vez mais democrática.   

Cracolândia

A Prefeitura de São Paulo amplia a estrutura em relação aos tratamentos a dependentes químicos, principalmente aos usuários de crack na capital. Essa estrutura coloca ambulâncias em alguns pontos crônicos do uso da droga, principalmente no Centro da cidade, e também coloca mais leitos à disposição em alguns hospitais.

Tanto para internação voluntária quanto para involuntária, quando precisa de uma assinatura de um médico, um laudo médico, e também uma autorização de um familiar de um usuário.

Vai funcionar da seguinte forma: agentes de saúde vão fazer uma espécie de triagem com essas pessoas nesses pontos de uso crônico da droga, e vão levá-las a um Ciat. Nesse Ciat, um médico vai fazer uma avaliação do nível de consciência daquela pessoa. Se estiver por exemplo em baixo nível de consciência e oferecendo um risco à própria vida, essa pessoa vai ser encaminhada a um hospital, a Prefeitura vai entrar em contato com a família pedindo uma internação involuntária, e aí essa pessoa vai ser tratada até que se estabilize a consciência dela. 

Depois, ela vai ser levada a uma unidade de saúde que fica na barra funda, zona oeste da capital, onde terão 40 leitos, exclusivamente destinados aos pacientes que são usuários de crack.

Museu das Favelas

O Museu das Favelas será sediado no Palácio dos Campos Elíseos, edifício tombado e localizado na região central da cidade de São Paulo.

Semáforos inteligentes

Grande parte dos motoristas que circula pela cidade já passou por muito aborrecimento por causa dos semáforos quebrados. Agora, a Prefeitura inicia o trabalho de manutenção destes equipamentos, após um aditivo na Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação.

Prêmio Cidades Inteligentes

O Prêmio Band Cidades Excelentes está de volta. A iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila vai premiar os casos de maior sucesso na gestão pública brasileira. Serão analisados 62 indicadores, distribuídos em 6 categorias

Gente de SP

Edison Cabral é há 21 anos o zelador do Edifício Martinelli, no Centro de São Paulo. Ele começou como porteiro e graças ao jeitão comunicativo virou relações públicas do prédio histórico. Conheça no vídeo acima a história desse personagem de São Paulo.