Olhar de Repórter

Trânsito em São Paulo é maior às terças e quartas; média cai após o home office

Dados da Prefeitura mostram quais são os dias de maior congestionamento na capital paulista

Olhar de Repórter

A pandemia da covid mudou a vida de milhões de pessoas. Agora, com a vida voltando ao normal, alguns comportamentos adotados nos tempos de lockdown continuaram a fazer parte do dia a dia de muitos trabalhadores.

Com mais pessoas preferindo trabalhar e estudar em casa, adotando o modo híbrido, até o trânsito de São Paulo mudou. 

Uma pesquisa mostra que os picos de congestionamento acontecem às terças e quartas. O trânsito que era mais pesado nas segundas e sextas, está mais tranquilo.

A pesquisa, feita em parceria entre a CET e uma empresa responsável por um aplicativo de trânsito, compara setembro de 2019, antes da pandemia e setembro deste ano.

Os números que chamam mais atenção, são os de quinta e sexta-feira, com redução de 24% e 22% na lentidão do trânsito. Já os congestionamentos registrados nas terças e quartas aumentaram 13% e 14%.  Mas no geral, a lentidão que tanto irrita os motoristas caiu 9%.  

Ônibus movidos a diesel

Antonio Fernando Pinheiro Pedro, secretário de mudanças climáticas de São Paulo, comenta em detalhes no vídeo acima a determinação do prefeito em proibir a compra/circulação de ônibus movidos a diesel. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) deu uma entrevista à Rádio Bandeirantes e declarou que a adoção de ônibus elétricos passou a ser obrigatória na cidade de São Paulo. Todas as novas aquisições de veículos de transporte coletivo têm que seguir esse modelo.   

Prêmio Band Cidades Excelentes

O prêmio Cidades Excelentes, concedido pela Rede Bandeirantes de Comunicação e pelo Instituto Áquila é disputado por todas os municípios brasileiros. As premiações estaduais ocorrem no início de novembro, e a etapa nacional será encerrada com uma grande comemoração no dia 30 de novembro, em Brasília.  Em 2021, Indaiatuba ganhou na categoria Educação.

Conheça Cidade Ademar

A Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo, ficou conhecida por ser considerada como o primeiro bairro dormitório da cidade, com o crescimento da população paulistana na década de 1960. Apresentamos os maiores problemas e também as boas iniciativas que melhoram a vida da população da região. 

Vila Madalena charmosa

O bairro mais boêmio da cidade também foi reconhecido como um dos mais charmosos do mundo pela Time Out, um site inglês que avalia o que há de melhor em cultura em todas as cidades do planeta. O Olhar de Repórter foi até a Vila Madalena para mostrar quais são os motivos que a tornaram interessante, desde os bares até o comércio diferenciado. Sem esquecer, é claro, dos pontos turísticos famosos, como o Beco do Batman, uma mostra constantemente renovada da arte de rua.  Reportagem de Lilian Fernandes.

Tópicos relacionados