A prefeitura de São Paulo inicia a construção de mais 48 km de ciclovias na cidade, mas deixa de lado três importantes regiões da cidade que não têm estruturas para as bikes.
O novo contrato assinado pela prefeitura prevê o investimento de R$ 17 milhões para a instalação de ciclovias em 31 vias de São Paulo, entre elas a Av Jacu-Pêssego, na zona leste, trecho central do corredor Norte-Sul, e ponte do Jaguaré e Av Gastão Vidigal, na zona oeste.
A primeira ciclovia começou a ser construída na Av. República do Líbano. O cronograma da prefeitura prevê entregar as demais estruturas até o final do ano de 2022.
Felipe Claros, representante da Aliança Bike, elogia os endereços escolhidos por serem conexões importantes, como aconteceu com a Avenida Rebouças, que ganhou uma das ciclovias mais recentes, mas cobra ações complementares.
“Esse eixo da Rebouças é um dos mais importantes. Ali é uma região que tem muitos ciclistas entregadores então ela concentra também esse público. Elas entregam conexões que são de suma importância da periferia com o centro da cidade: Radial Leste, pontes sob os rios Pinheiros e Tietê. Ampliação da malha ciclo viária deveria vir acompanhada de outras medidas, por exemplo, redução de velocidade e fiscalização”, explica.
O plano de metas da prefeitura prevê a implantação de mais 300 km de ciclovias até 2024. Para este ano, mais quase 160 km estão em audiência pública para definição.
Além disso, o município afirma que reformou quase metade dos 699 km de vias para bicicletas da cidade, mas quem usa bicicleta reclama de endereços esquecidos, principalmente na periferia.
Rogério Rai, diretor administrativo do Ciclocidade, comenta que 3 subprefeituras da cidade não estão dentro do plano cicloviário: Perus, na zona norte, Guaianases na zona leste e Cidade Tiradentes, na mesma região.
Por lá, a única ciclovia, da Avenida dos Metalúrgicos, foi removida após um serviço de recapeamento. “A necessidade de olhar para as regiões periféricas é urgente, mas a prefeitura insiste em implantar novas estruturas em bairros já estabelecidos em uma infraestrutura. Perus, Cidade Tiradentes e Guaianases são carentes de uma infraestrutura. Existe uma ciclovia na Cidade Tiradentes que foi apagada e talvez será requalificada agora”, explica Rogério.
Segundo a prefeitura de São Paulo, o projeto para reimplantar a ciclovia da Av. Dos Metalúrgicos está pronto e depende da discussão com moradores da região para ser aprovado. Não foi dado nenhum prazo para que isso aconteça.
Segundo o Infosiga, só na capital paulista, 41 ciclistas morreram no ano passado em acidentes de trânsito. É o maior número desde 2015.