Bolivianos são resgatados em situação de trabalho escravo em Carapicuíba (SP)

A jornada de trabalho do grupo chegava a 15 horas por dia

Por Mark FigueredoAelson Santos

A polícia prendeu o dono de uma confecção e libertou um grupo de bolivianos em situação de trabalho escravo em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo. O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (03), na zona rural do município.

De acordo com a polícia, uma das vítimas questionou o acusado, Ivar Garcia Labra, o porquê de ele estar recebendo menos que o combinado. Então, a vítima decidiu ligar para uma amiga brasileira e contou toda a história.

A mulher informou que tinha alguma coisa errada e acionou a polícia. Com isso, o delegado e os policiais foram ao local. Ao chegar no lugar, a residência com três pavimentos e no térreo do imóvel existia uma oficina de costura que se estendia no subsolo da casa até o primeiro andar.

Nos dois andares de cima estavam os quartos das vítimas que moravam na residência. Além disso, no local, havia muita sujeira e os alimentos estava estocado de forma irregular.

Cerca de 15 vítimas informaram à polícia que vieram para o Brasil para trabalhar e a maioria deles teriam vindo a convite de Ivar Garcia Lara.

Ivar fazia o convite para que as pessoas pudessem trabalhar em sua oficina de costura e pagava as passagens delas até o Brasil.

Quando as pessoas chegavam ao país, elas já tinham adquirido uma enorme dívida com o bandido que também é boliviano. As pessoas informaram que não recebiam nenhum centavo até quitar toda a dívida das passagens de avião.

A jornada de trabalho chegava a 15 horas por dia. As vítimas começavam a trabalhar às 7h e paravam às 22h. Ivar foi preso e encaminhado à delegacia. O caso foi apresentado ao 1º DP de Carapicuíba (SP).

Mais notícias

Carregar mais