Primeiro Jornal

Menino de 9 anos viaja de avião escondido da família de Manaus para São Paulo

Sem passagem aérea, sem documentos e sem malas, ele conseguiu embarcar sozinho em um voo

Por Estele San Juan

Um menino de 9 anos fugiu de casa, entrou escondido em um avião e viajou sozinho de Manaus para Guarulhos (SP). Sem passagem aérea, sem documentos e sem malas, ele conseguiu embarcar sozinho em um voo da Latam. 

A polícia disse que ele tinha o desejo de morar na capital paulista, e pesquisou na internet "como entrar em um avião despercebido". O menino foi dado como desaparecido na manhã de sábado e apenas no final do dia, a mãe descobriu que ele foi parar no Aeroporto Internacional de São Paulo.

“Eu me arrumei peguei o ônibus e fui para o aeroporto. Chegando no aeroporto eu pegava a companhia e ia me enturmando com os passageiros”, contou o menino ao repórter Erick Valente, da Band Amazonas

“Às 7h30 da manhã eu acordei para fazer o café da manhã e chamei ele. Ao entrar no quarto eu não encontrei mais o Emanuel”, disse a mãe. “'Como que você conseguiu saber o voo?' ele respondeu ‘mãe eu olhei no painel. Olhei o portal onde eu ia entrar e quando vi uma distração delas eu passei’". 

A mãe do menino diz que o que motivou o garoto a fazer a viagem foi o fato dele ter passado férias de 15 dias em São Paulo e ter se encantado pela capital paulista.    

Nota da LATAM

A LATAM Brasil informa que um menor foi identificado no voo LA3168 (Manaus-São Paulo/Guarulhos), na tarde deste sábado (26/2), que desembarcou às 21h09. Em Guarulhos, a empresa acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar, que o encaminhou para um abrigo para aguardar os trâmites necessários para a recondução dele para Manaus. O menor reembarcou no voo LA3008 (São Paulo/Guarulhos-Manaus) neste domingo (27/2), que desembarcou às 11h45, sendo recepcionado pelas autoridades locais. A LATAM Airlines Brasil informa que está apurando o ocorrido. 

Nota do Aeroporto de Manaus

A situação está sob apuração interna do Aeroporto Internacional de Manaus, assim como a verificação das imagens das câmeras de segurança e tratativas junto às polícias civil e federal. O Aeroporto Internacional de Manaus preza pela segurança de todos e segue os procedimentos e normas de segurança da aviação civil. NOTA POLÍCIA CIVIL: Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA), informa que tomou conhecimento do caso de Emanuel Marques de Oliveira, 9 anos, encontrado no sábado (26/02), no Aeroporto e Guarulhos-SP, após ter desaparecido de sua residência, em Manaus. Conforme a equipe de plantão da Especializada, uma companhia aérea entrou em contato com a unidade policial, após perceber que se tratava de um menor desacompanhado, e o enviou de volta para Manaus. A criança foi ouvida e as câmeras de segurança do aeroporto solicitadas. A investigação constatou que a criança agiu sem a ajuda de adultos, e, antes de partir, realizou pesquisas na internet de como entrar em um avião despercebida. Segundo a unidade especializada, a criança não tem histórico de violência familiar e, durante oitivas, a mesma informou que o motivo da viagem seria o desejo de morar em São Paulo, com outros familiares. A família já foi ouvida, e a criança encontra-se sob a tutela dos pais. 

Tópicos relacionados