A Polícia Militar resgatou uma família que foi roubada e era mantida refém, na madrugada desta última quarta-feira (18), no bairro Vila Brasilândia, na zona norte da capital paulista. Um jovem, de 21 anos, que mantinha uma das vítimas em um carro, foi preso em flagrante.
Uma equipe do 18º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) estava em patrulhamento quando foi acionada para atender a uma ocorrência de roubo com restrição da liberdade da vítima.
Os militares se deslocaram até o local e encontraram um automóvel Hyundai IX35 estacionado na via. Dentro do carro estavam uma mulher e um suspeito, sendo imediatamente realizada abordagem.
A vítima então disse que ela e seu marido haviam sido vítimas do crime de roubo e que ele estava sendo retido por três criminosos em um barraco. Ela também afirmou que o homem que estava com ela participava do crime.
Os policiais realizaram incursão pelas imediações até que flagraram a outra vítima saindo de dentro de um barraco com as mãos atadas. Também viram um homem sair correndo pelo telhando de uma das moradias.
Dentro do local onde a vítima estava sendo refém foi encontrado um colete balístico, maços de cigarro, máquinas de cartão e uma granada. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), inclusive, foi acionado para detonar o explosivo.
O homem então foi resgatado e contou que saiu com a família para levar o filho, de 5 anos, ao médico e na volta para casa, na Estrada do Sabão, foi fechado por um veículo Jetta sem placa e abordado por quatro suspeitos - ao menos um armado.
Ainda de acordo com a vítima, dois dos criminosos entraram em seu automóvel, assumiram o volante e falaram que eles não queriam o carro, mas que estavam interessados em PIX, transferências e cartões de crédito.
Eles a levaram para um casebre no Jardim Paulistano e lá subtraíram seu relógio e sua aliança. Enquanto um dos suspeitos ficava com sua esposa e filho no carro, os outros lhe conduziram para dentro de um barraco, lhe amarraram e exigiram a senha e os cartões de crédito.
Exigiram que fizesse várias transferências sob ameaça de morte, após iniciar a transferência seu celular descarregou e logo em seguida a polícia chegou no local e os bandidos que ali estavam fugiram.
O suspeito abordado com a mulher foi preso em flagrante. A ocorrência foi registrada como roubo de veículo e extorsão no 72º Distrito Policial, na Vila Penteado e deverá ser encaminhada ao 74º DP, de Parada Taipas, responsável pela área dos fatos. As investigações prosseguem para capturar os demais envolvidos.