Notícias

Rússia alertou Brasil após descobrir aproximação com Otan, diz colunista

Moscou viu com “estranheza” gesto formal do Brasil para cooperar com a Otan em centro de cibersegurança

Da redação com BandNews TV

Topo

A Rússia fez um alerta ao Brasil depois de o governo federal ter feito uma proposta de aproximação formal à Otan, aliança militar do Ocidente, no ano passado. A informação exclusiva foi destacada pelo colunista Jamil Chade no BandNews TV, nesta quarta-feira, 09. 

Segundo o colunista, documentos mostram que o Brasil tinha interesse numa cooperação direta em relação à operacionalização de um centro de pesquisa relacionado à cibersegurança em parceria com a Otan. Após as sondagens brasileiras, os países-membros da alienação em avaliação à proposta. 

Em outubro de 2021, o embaixador da Rússia nos Estados Unidos pediu uma reunião com o embaixador brasileiro para demonstrar preocupação e “estranheza” diante da possibilidade aproximação do Brasil com a Otan.

“Ele [embaixador russo nos EUA] lembrou à diplomacia brasileira que, justamente, a Otan vem ameaçando, segundo os russos, a própria segurança do país europeu”, mencionou Chade. 

Entenda a ida de Bolsonaro à Rússia

Vale lembrar que as informações vieram à tona às vésperas da ida do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Moscou, em viagem que ocorre em meio à disputa geopolítica da Rússia contra a Ucrânia e Estados Unidos. Na ocasião, Vladmir Putin, presidente russo, é terminantemente contra a aproximação dos ucranianos com a Otan

“O que fica claro, com esses documentos, é que o Brasil fez, sim gestos para se aproximar da Otan. Sim, fez propostas muito concretas para fazer, de alguma forma, parte desse esquema da Otan, mas que, ao mesmo tempo, recebeu um alerta muito claro da parte dos russos de que, obviamente, isso não seria bem visto por Moscou”, concluiu Chade.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais