Notícias

Shinzo Abe, vítima de atentado, vestiu roupa do Mario Bros na Olimpíada do Rio

Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão, foi assassinado nesta sexta-feira (08) em atentado durante comício

Por Édrian Santos

Shinzo Abe se vestiu de Super Mário Bros no Rio de Janeiro
Shinzo Abe se vestiu de Super Mário Bros no Rio de Janeiro
Divulgação/COI

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, assassinado nesta sexta-feira (08), marcou o encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando se fantasiou de Mario Bros para anunciar que o próximo ciclo olímpico seria em Tóquio.

Sob milhares de aplausos, o governante japonês surpreendeu ao acenar com o chapéu de um dos principais personagens de games do mundo, criado no Japão. 

Vídeo: Shinzo Abe se veste de Mario Bros

O Mario é famoso por ser um herói encanador, que passar por diversas aventuras em cada fase do jogo. Assim como personagem, Abe surgiu de um cano gigante para convidar o mundo, diretamente do Estádio do Maracanã, para assistir aos Jogos Tokyo 2020, que, na verdade, ocorreram em 2021 devido à pandemia. 

Atentado contra Shinzo Abe

Na manhã do dia 8 de julho, horário de Brasília, Shinzo Abe morreu após ser alvo de um disparo. O principal suspeito é um ex-militar da Marinha do Japão, contido imediatamente por pessoas que assistiam ao comício em que o ex-premiê discursava. 

Segundo a polícia, o suspeito se chama Tetsuya Yamagami e tem cerca de 40 anos. Ele teria usado um “equipamento semelhante a uma arma”, espécie de espingarda artesanal.

Shinzo Abe, de 67 anos, foi primeiro-ministro do Japão entre 2006 e 2007, e mais tarde, entre 2012 e 2020. O comício ocorria antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para o domingo (10).

Possível motivação

O homem suspeito de atirar disse à polícia que estava descontente com o ex-primeiro-ministro e que pretendia matá-lo, segundo a emissora nacional pública NHK, em citação à polícia.

“Qualquer que seja o motivo [do ataque], um ato bárbaro como este não pode ser tolerado e nós condenamos com firmeza", disse o secretário-chefe do gabinete japonês, Hirokazu Matsuno.

Vídeo do ataque

Imagens da emissora NHK mostram o que seria a arma utilizada no ataque, definida como algo aparentemente artesanal pelas autoridades. Um vídeo mostra o momento que Abe é atingido e quando ocorre a prisão do suspeito. 

Segundo a NHK, o primeiro disparo fez apenas fumaça, enquanto o segundo atingiu o ex-premiê.

Quem era Shinzo Abe

Shinzo Abe Foi o primeiro-ministro com mais tempo no poder no Japão. Ele ultrapassou o próprio avô, Nobusuke Kishi, que ocupou o cargo entre 1957 e 1960, também vítima de uma tentativa de assassinato, ataque a faca, mas sobreviveu. 

A morte de Abe foi o primeiro assassinato de um ex-primeiro-ministro japonês desde os dias do militarismo pré-guerra na década de 1930.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais