Notícias

Sindicato decide por greve no Metrô de SP a partir de 0h desta quinta-feira (23)

Reunião entre representantes dos metroviários e da companhia estatal terminou sem acordo

Da redação

Metrô de São Paulo
Metrô de São Paulo
Karina Crisanto/Band

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo decidiu em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (22) fazer uma greve no Metrô a partir de 0h desta quinta (23). A paralisação será nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e no monotrilho da linha 15-Prata.

A Prefeitura de São Paulo anunciou que o rodízio municipal de veículos estará suspenso na parte da manhã desta quinta das 7h as 10h, em virtude do anúncio de paralisação dos metroviários.

O que deve parar

  •  Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e no monotrilho da linha 15-Prata do Metrô
  • Rodízio de veículos estará suspenso das 7h às 10h

O que vai funcionar

  • Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô
  • Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens da Via Mobilidade
  • As cinco linhas de trens da CPTM 
  • Os ônibus vão funcionar normalmente

Os metroviários reivindicam o pagamento de participação nos resultados e abono que estariam atrasados. Uma reunião na tarde desta quarta-feira entre representantes dos trabalhadores e do Metrô terminou sem acordo entre as partes.

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) sugeriu que o Sindicato dos Metroviários e o Metrô estabeleçam uma cláusula de paz e que a categoria suspenda a deflagração da greve. 

O juiz Carlos Abener de Oliveira Rodrigues Filho recomendou que as negociações sejam retomadas e que eventuais punições relacionadas ao presente movimento paredista sejam retiradas. Além disso, sugeriu que o sindicato dos trabalhadores encaminhe uma pauta ampla para negociações referentes à data-base em 1º de maio. Já o Metrô deve estabelecer um calendário de reuniões no prazo de 30 dias após o encaminhamento da pauta de reivindicações pelo representante da categoria. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais