Notícias

Varíola dos macacos: Conass propõe que governo declare emergência nacional

Entidade que representa dos secretários de Saúde está preocupada com o avanço da doença no país

Da redação

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) propôs ao Ministério da Saúde que Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos, seja reconhecida como Emergência de Saúde Pública de Interesse Nacional. Apurações da Band ressaltam preocupações com o avanço da doença.

No Brasil, uma morte por causa da doença foi confirmada. No dia 29 de julho, um homem de 41 anos, com comorbidades, morreu num hospital de Belo Horizonte. Em todo país, os casos passam de 2,1 mil.

O Ministério da Saúde já designou um grupo para realizar o constante monitoramento e analisar a situação epidemiológica para orientar as ações de vigilância e resposta à doença no Brasil, com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A pasta já encomendou 50 mil doses da vacina contra a doença, que têm previsão de começar a chegar em setembro.

Causada por um vírus inicialmente identificado em macacos, os sinais e sintomas da doença podem durar entre duas e quatro semanas. A transmissão ocorre principalmente pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais