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Veja cinco lições ensinadas pelo Websummit Rio 2024

Evento trouxe discussões relevante para o mercado

Rafael Martins, colunista de Tecnologia da Band RS

Web Summit Rio
Web Summit Rio
Divulgação/ Web Summit Rio

No segundo ano do Websummit no Rio, percebi uma evolução na estrutura, acessos, palestrantes, conteúdo e organização. O evento que tem sua maior edição em Lisboa, já conta com público grande no Rio, foram mais de 34 mil pessoas, superando bem o número de 21 mil pessoas de 2023. 

Além disso,  45% das mil startups que estavam no evento neste ano foram fundadas por mulheres. Foram 700 investidores, 600 palestrantes e mais de 900 membros da mídia de todo o mundo.

Trago aqui aprendizados que tive entrevistando grandes palestrantes e circulando pelo Rio Centro no Websummit 2024.

Autenticidade

Tive duas ótimas conversas com a Bianca, Boca Rosa e com a Mari Maria, falando sobre como elas conseguiram passar pela barreira de criar bons conteúdos, ter muitos seguidores, mas conseguir fazer disso um negócio. 

Bianca me disse que tem plena consciência que é uma exceção neste mercado, mas que estuda muito e testa diversos formatos de conteúdo para seguir engajando sua comunidade. Já Mari Maria, está focada na indústria e na expansão da sua empresa para outros países, com olho apurado para novas embalagens e sustentabilidade.

IA

O tema queridinho de todos os eventos que fui no último ano, não poderia ficar de fora no Websummit Rio. Porém, desta vez abordado de forma mais madura, com conteúdo focados em trazer aplicação prática, startups com soluções reais e testadas para aumentar a eficiência operacional das empresas, vender mais e se relacionar melhor com os clientes. Fiquei com uma impressão muito forte que IA não é uma ferramenta, mas sim um novo mercado na economia mundial.

Hiper personalização

De todas as aplicações de IA que vi, a hiper personalização é uma das mais importantes. Como me disse o Ariel, CEO do Buguer King, conseguir identificar padrões de consumo e entender algo conveniente para os clientes é uma dos seus desafios, e a IA vem ajudando o BK muito nisso, trazendo diversos novos recursos para personalizar nos detalhes a relação da marca com os consumidores.

Cultura

Com a Gabriela Comazzetto, GM, Global Business Solutions, TikTok Latam, que estamos passando de uma cultura de cima para baixo para uma verdadeira democratização da cultura e o Tiktok entrega isso, pois o usuário da plataforma não precisa ter fama e muitos seguidores para alcançar muitas pessoas. A tecnologia vem ajudando empresas e governos a se aproximar das pessoas e criar novos serviços e recursos nesta relação que cria uma ruptura cultural relevante, se isso é bom ou ruim, o tempo nos dirá, mas como um otimista por natureza, acredito que temos muito mais benefícios.

Inovando em mercados consolidados

Com o CTO do Nubank, eu aprendi que mesmo em mercado muito consolidados é possível inovar e trazer um novo olhar para relação das pessoas com aqueles serviços e produtos, algo que o Nubank fez com maestria, nas próprias palavras do – Vitor Olivier, CTO, Nubank - " Como você compete com os bancos tradicionais? Você coloca uma agência bancária no bolso de todos." E de fato ter recurso mobile, facilitar e simplificar sempre foram boas fórmulas de sucesso e foi o que ajudou várias startups a entrar em mercados consolidados e com players líderes centenários.

Você pode conferir as entrevistas que fizemos no Instagram @oeperfildorafael @bandtv @bandjornalismo @bandentrete @grupobandrs

Espero que você tenha gostado da cobertura e como sempre digo, seguimos acompanhando.

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