Carta pela Democracia é lida na Faculdade de Direito da USP

O documento reuniu mais de 930 mil assinaturas, de famosos a anônimos

Da Redação

Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP durante leitura da Carta pela Democracia
Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP durante leitura da Carta pela Democracia
Danilo Verpo/Folha Press

Juristas, artistas, empresários e acadêmicos participaram na manhã desta quinta-feira (11) de um evento na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo para a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. O manifesto recolheu mais de 970 mil assinaturas.

O documento da USP é inspirado na Carta aos Brasileiros, de agosto de 1977, lida em público no mesmo local. Na época, o documento denunciava a Ditadura Militar e os abusos cometidos pelo regime.

O texto afirma que o Brasil “está passando por um momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”.   E sai em defesa das urnas eletrônicas ao dizer que “o processo de apuração no país tem servido de exemplo no mundo, com respeito aos resultados e transição republicana de governo”.  

Conclui que “no Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários”, afirmando que “ditadura e tortura pertencem ao passado”.