Band Rio

Canil municipal de Cabo Frio zera as castrações pendentes

Programa de castração de animais do Governo do Estado prevê a esterilização de 100 mil animais em 2022

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

A meta do Governo do Estado é castrar 100 mil animais em 2022
A meta do Governo do Estado é castrar 100 mil animais em 2022
Foto: Divulgação

O canil municipal de Cabo Frio, localizado na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, na Região dos Lagos, conseguiu fazer todas as castrações pendentes dos animais do abrigo público. Cerca de 250 cães e gatos foram castrados em uma clínica veterinária particular, conveniada ao programa RJPET.

“Cabo Frio foi o primeiro município a zerar os animais do abrigo público. É uma satisfação ver esses resultados tão rápidos. Estamos em todos os municípios e vamos seguir trabalhando para cumprir a meta de 100 mil castrações até 2022”, disse, Marcelo Queiroz, secretário estadual de Agricultura.

A ação que prevê a esterilização de 100 mil animais até o final de 2022, é custeada pelo Governo do Estado do Rio, através da Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET). Os procedimentos são feitos em clínicas veterinárias privadas. A castração é uma atitude de cuidado e respeito com os animais.

"Firmamos essa parceria com o Governo do Estado e estamos apenas começando a colher os objetivos. Agora, o objetivo é ampliar o trabalho para chegar a um número cada vez maior de animais que precisam do procedimento", afirma o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.

Os protetores de animais que quiserem se cadastrar no programa de castração precisam enviar para o e-mail - rjpet@agricultura.rj.gov.br - os documentos abaixo:

- Documento de identidade com foto

- Comprovante de residência no Estado do Rio de Janeiro

- Declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor realizado

- Documentos que comprovem a prática

- Dados completos do local de acolhimento dos animais

- Telefone e e-mail para contato

Já os protetores formais podem solicitar a castração de até oito animais por mês. Moradores cadastrados pelo CPF só poderão solicitar uma castração por mês. Diariamente 25 a 30 vagas serão oferecidas para castração.