Band Rio

Carga irregular com sete toneladas de peixes são apreendidos no Galeão

O pescado foi doado para instituições de caridade e deve complementar cerca de 13 mil refeições para população carente

Pedro Cardoni*

Agentes encontraram irregularidades nas licenças de origem do pescado
Agentes encontraram irregularidades nas licenças de origem do pescado
Divulgação

Mais de sete toneladas de peixes ameaçados de extinção foram apreendidas no Aeroporto Internacional do Galeão, na última terça-feira (5). A carga tinha como destino os Estados Unidos. Os peixes estavam armazenados dentro de uma carga, que seria exportada, e os agentes encontraram irregularidades nas licenças de origem do pescado. A multa aplicada às empresas responsáveis foi de R$ 4,4 milhões.

Os animais foram encontrados em uma ação da Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro com apoio da Receita Federal. Os peixes foram doados para as instituições de caridade cadastradas no Programa Mesa Brasil.

Mais de 30 instituições parceiras do Mesa Brasil vão ser beneficiadas pelas doações. A parceria entre o programa e o Ibama oferece doação de proteína para completar 13 mil refeições das famílias impactadas.

"A parceria é muito importante para nós porque é a doação de proteína e é muito difícil conseguir esse tipo de doação. Esse pescado vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas", afirmou Cida Pessoa, coordenadora do Mesa Brasil Sesc RJ.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco