Band Rio

DIA DAS MÃES: a trajetória de mulheres que assumiram seus próprios negócios

Com a maternidade, profissionais enfrentam dificuldades no mercado de trabalho e mudam de carreira.

Ana Clara Prevedello*

A participação de mães no mercado de trabalho do Brasil é 33% inferior à de pais.
A participação de mães no mercado de trabalho do Brasil é 33% inferior à de pais.
Reuters/Hendrik Schmidt

No mês em que se comemora o Dia das Mães, muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades no mercado de trabalho depois do nascimento dos filhos.

Segundo uma análise da Fundação Getúlio Vargas, a participação de mães no mercado de trabalho do Brasil é 33% inferior à de pais. Segundo a FGV, a pesquisa, divulgada em 2022, revela uma dificuldade em conciliar o trabalho remunerado, que acontece fora de casa, com o não-remunerado, feito dentro das residências.

Outra pesquisa, da Ticket, marca de benefícios ao trabalhador, aponta que 52% das brasileiras já sofreram algum tipo de preconceito no ambiente profissional por terem filhos, e que algumas mulheres se sentem desconfortáveis ao se ausentar do trabalho para alguma atividade ou urgência envolvendo os pequenos.

É o caso de Karine Galvão, de 39 anos. A mãe de Sophia, que hoje tem 12 anos, atuava no mercado empresarial, em uma rotina de 12 horas por dia. Com o desejo de passar mais tempo ao lado da filha, Karine decidiu se lançar no empreendedorismo.

Após o nascimento da pequena, ela decidiu abrir uma empresa de produção de doces, onde encontrou sua verdadeira paixão. Hoje, Karine é pós-graduanda em Gastronomia e Culinária, especialista em doces finos e etílicos. A mãe de Sophia abandonou a vida profissional como advogada para acompanhar o crescimento da menina.

Para ela, conciliar a maternidade com a rotina de trabalho no escritório de advocacia seria uma tarefa quase impossível. A profissional se tornou uma referência no mercado de casamento, que corresponde a 70% do seu faturamento, seguido por celebrações de 15 anos, festas infantis e outros eventos.

Sua confeitaria artesanal, “Granulado & Cia”, foi inaugurada há sete anos e oferece doces finos, etílicos, gourmets e bares de brigadeiro. Ela atende em toda a cidade do Rio, na Baixada Fluminense e em Petrópolis. Para encomendas e informações, é possível acessar o Instagram da loja ou entrar em contato pelo telefone: (21) 98858-9685.

*Sob supervisão de Danillo Carneiro