Band Rio

Eduardo Paes pretende criar Passarela e Cidade do Samba para as escolas de samba

O local do novo Sambódromo ainda não foi definido; nova Cidade do Samba será reservada para a Série Ouro

Júlia Zanon*

Eduardo Paes pretende criar uma Passarela do Samba 2 para Série Prata e Bronze
Eduardo Paes pretende criar uma Passarela do Samba 2 para Série Prata e Bronze
BandNews FM

O prefeito Eduardo Paes anunciou que pretende criar uma Passarela do Samba 2, para desfiles das escolas de samba da Série Prata e Bronze. Também divulgou a criação de uma Cidade do Samba 2, menor do que a que já existe, próximo ao novo Terminal Gentileza. As informações foram dadas em primeira mão ao programa BandNews Rio 1ª Edição.

Os desfiles das escolas das séries de acesso costumavam ocorrer na Intendente Magalhães. Para melhorar a estrutura, este ano ocorreu na Avenida Ernani Cardoso, na Zona Norte do Rio. Mas, de acordo com o prefeito, no próximo ano certamente será em outro local. Muitos desfiles foram afetados pela violência da região.

“Estou pensando em alguma coisa próximo à Avenida Brasil. Eu estou vendo ainda, não decidimos”, disse o prefeito. Segundo ele, os dois locais usados foram pequenos e não comportaram o público e as escolas. Mas, caso a estrutura não fique pronta para o ano que vem, Paes pensa em montar uma estrutura provisória em outro lugar.

O desfile na Ernani Cardoso foi marcado por um tiroteio em uma comunidade próxima, além de ter prejudicado o trânsito na região com as ruas interditadas.

Sobre a Cidade do Samba 2, o prefeito afirmou que ela será menor do que a já existente e que já está desapropriando os galpões para serem usados. A princípio, o lugar será reservado para a Série Ouro.

A Cidade do Samba é um dos maiores complexos de arte e entretenimento do país. Nele, as escolas de samba podem montar até 12 carros alegóricos e produzir as fantasias para os desfiles. A área total do barracão é de 92 mil metros quadrados, equivalente a 10 campos de futebol. A ideia é levar essa estrutura para as séries de acesso do carnaval.

*Sob supervisão de Natashi Franco