Band Rio

Exposição homenageia dia da Bossa Nova no Rio de Janeiro

Projeto fica disponível até dia 28 de janeiro no Bossa Nova Mall

Beatriz Duncan

A exposição funciona a partir de 12h e está aberta ao público até o dia 28 de janeiro
A exposição funciona a partir de 12h e está aberta ao público até o dia 28 de janeiro
Felipe Lima/Band Rio

Uma exposição em homenagem ao aniversário da Bossa Nova foi inaugurada no shopping Bossa Nova Mall, no Aeroporto Santos Dumont, na Zona Sul do Rio, nesta terça-feira (25). O projeto  "Cantos e Encantos do Brasil" reúne histórias de gigantes da música brasileira, como Tom Jobim, Gilberto Gil, Elis Regina e Alceu Valença.

O movimento surgiu no fim dos anos 50 com jovens músicos brasileiros da época, em bairros da Zona Sul do Rio, como Copacabana e Leblon. Eles buscavam inovar o cenário musical da época, querendo fugir do comum. A Bossa Nova é um dos maiores marcos da música popular brasileira.

Um dos primeiros sucessos desse gênero musical foi o álbum “Chega de Saudade”, de João Gilberto. Mas o sucesso internacional veio através de “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim - uma das mais tocadas na história mundial da música.

O termo “Bossa Nova” surgiu a partir da expressão “Bossa”, que significava um “novo jeito de fazer as coisas”, segundo o compositor Noel Rosa. A primeira vez que a palavra foi usada, foi na letra dele de Coisas Nossas, de 1930, onde dizia "O samba, a prontidão e outras bossas, são coisas nossas".

A exposição funciona a partir de 12h e está aberta ao público até o dia 28 de janeiro.