Band Rio

Fórum debate importância da segurança do paciente na medicina

Evento reúne especialistas de todo o mundo

Beatriz Duncan (sob supervisão)

Evento reúne profissionais de todo o mundo
Evento reúne profissionais de todo o mundo
Agência Brasil

Cuidar do paciente é um dos principais objetivos na medicina. Mas a realidade é que, por ano, milhões de pessoas morrem por conta de falhas na assistência à saúde. Só no Brasil, os números passam de 220 mil óbitos anuais. Os dados são da Organização Mundial da Saúde. Pensando nisso, foi criado o II Fórum Internacional para a Segurança do Paciente que acontece hoje (17) e amanhã (18) em formato virtual. São mais de 15 horas de conteúdo e 38 palestrantes.

Reunindo médicos, enfermeiros e farmacêuticos de países como o Reino Unido, Suiça, Portugal, Brasil e Estados Unidos, temas como o procedimento da anestesia vão ser abordados. A segurança do paciente é estudada desde 1970 mas, no Brasil, o tema só começou a ser repercutido em 2013 quando foi criado um programa focado no assunto.

“No século 21, onde temos inteligência artificial, tecnologias wearables, medicamentos personalizados, impressões em 3D e cirurgia robótica, ver pacientes morrendo por falhas evitáveis é inadmissível. Todos somos humanos e podemos falhar, e por isso mesmo a tecnologia, os processos, a gestão de risco, tudo deve ser feito para minimizar o erro humano”, afirma Rosana de Deus Decotelli, gerente médica da Aspen Pharma.

O evento começa no dia em que é comemorado, desde o ano passado, o Dia Mundial da Segurança do Paciente, quando foi realizada a primeira edição do fórum.

II Fórum Internacional de Segurança do Paciente

Dia: 17 de setembro, das 14h às 18h30.

Dia: 18 de setembro, das 8h30 às 16h30.

Inscrições e mais informações: https://forum.aspensegurancadopaciente.com.br/