Band Rio

Rio é palco de primeiro evento internacional de NFT no Brasil

O artista Gilberto Gil terá seu primeiro NFT lançado durante o evento, que acontece no Parque Laje. A exposição ainda reúne centenas de outros artistas, projetos e colecionadores.

Felipe de Moura*

Gilberto Gil vai ter um NFT lançado durante o evento
Gilberto Gil vai ter um NFT lançado durante o evento
Divulgação

A primeira exposição internacional dedicada aos NFTs no Brasil, o NFT.Rio, começou nesta quinta-feira (30), no Parque Laje, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento vai acontece até domingo (3), de 9h às 17h.

O artista Gilberto Gil, como parte da comemoração dos seus 80 anos de idade, terá seu primeiro NFT lançado durante o evento. Será um busto do cantor feito a partir de uma moderna técnica de escaneamento em 3D. O NFT faz parte de uma coleção que integra o projeto "Gil Futurível".

Os NFTs da coleção são inspirados na música "Futurível", lançada por Gil em 1969, na qual ele imagina o corpo humano transformado pela ação das novas tecnologias. Além do compositor baiano, artistas como Djonga, Wendy Andrade, Claire Silver e Simone Monte estão confirmados no evento. Ao todo, cerca de 100 artistas nacionais e estrangeiros devem ter obras expostas no local.

Com entrada gratuita, a exposição reúne mais de 600 obras digitais. Além disso, o NFT.Rio vai promover o debate sobre a importância da tecnologia em diversas áreas.

O QUE SÃO OS NFTs

NFT é uma sigla em inglês para "non fungible token", em tradução livre, token não-fungível. Tal token é uma arte digital que não pode ser replicada e pode valer milhões de reais via blockchain, um livro virtual onde é registrado um certificado digital dos bens.

Qualquer coisa pode ser um NFT. Vídeos, fotografias, memes. A partir do momento em que um comprador se interessa em se tornar o dono desse token, eles ficam registrados como algo único dentro do livro virtual. O artigo só poderá ter outro dono se o próprio aceitar uma oferta de um outro comprador e vender a arte em questão.

"É uma ilustração digital que tem um endereço criptografado em blockchain, que é um endereço único. Por ser exclusiva e única, ela vai se valorizando com o tempo. Ela pode ser vendida pelo usuário a qualquer momento", comentou Pedro Pereira, artista de NFT.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco