Band Rio

Rio sedia lançamento de parceria entre Governo Federal e Ação da Cidadania

Projeto busca identificar famílias que têm direito a benefícios de programas sociais

Vânia Vero*

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

A maior entidade de combate à fome no Brasil ganhou um grande aliado para continuar a batalha incessante no País. O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e a Ação da Cidadania fecharam uma parceria do Projeto Busca Ativa, que busca identificar famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, especialmente de extrema pobreza, e orientar sobre os direitos e acessos aos benefícios sociais.

A capital fluminense foi escolhida para sediar o lançamento do acordo, realizado na sede da ONG no último sábado (12). O estado do Rio de Janeiro enfrenta um cenário de insegurança alimentar, com 15% da população em situação grave, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN).

Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania atua há mais de três décadas no combate à fome e contra as desigualdades sociais. Hoje é referência de atuação com uma rede de mobilização de alcance nacional, ajudando milhões de brasileiros que estão abaixo da linha da pobreza.

Dona Rosely é uma das impactadas pelo projeto. Com 66 anos e cinco netos, também é voluntária da Ação, depois de passar por um histórico de luta contra a fome na família. 

“Fui roubada, perdi cartão, não tem benefício, o banco vai descontar e eu trabalho com artesanato, perdemos todo o material nas enchentes”, conta a senhora que depende da doação de alimentos.

O projeto Busca Ativa já existe. A ideia da iniciativa é acelerar e expandir a inclusão de milhares de famílias no Cadastro Único (CadÚnico) que dá acesso a mais de 30 políticas públicas, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia, entre outros. 

“Essa ação conjunta para identificar e orientar as famílias vai impulsionar o processo de Busca Ativa. Trabalhando integrados, vamos alcançar melhor resultado em favor de quem mais precisa”, afirma o ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias.

O mapeamento vai utilizar um "robô" no WhatsApp, desenvolvido pela Ação, com apoio técnico do MDS. As famílias fornecerão informações pelo aplicativo, que vai analisar e informar se elas são elegíveis aos benefícios. Com isso, são encaminhadas aos postos dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS).

Muitas pessoas desconhecem o direito de receber ajuda ou não sabem como solicitar. A parceria também busca levar informação para quem precisa. 

“Imagina-se, o cara está com fome e não tem acesso à internet, não tem acesso a jornal, ele simplesmente precisa de alguém para pegar a mão dele e dizer, olha, você tem acesso a direitos, vamos lá que a gente vai ajudar vocês”, explica Rodrigo Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania.

De acordo com o ranking do Global Hunger Index (GCI) de 2023, que classifica países segundo o percentual de suas populações que se encontram em situação de insegurança alimentar, o Brasil está em 32º lugar entre os 125 países considerados, sendo o 1º lugar o ocupado pelo país com o menor índice.

O Rio de Janeiro servirá de piloto para o projeto, que depois será levado a outros estados.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.