Band Rio

Rio serve de cidade piloto para projeto Unidos pela Vacina

A ação que começou em março desse ano colaborou com a implantação de unidades de saúde em 92 municípios do estado

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

Os postos de vacinação foram pensados para ajudar idosos com dificuldade de locomoção
Os postos de vacinação foram pensados para ajudar idosos com dificuldade de locomoção
Divulgação/ Prefeitura do Rio

Sete em cada dez municípios brasileiros vem recebendo doação de milhares de itens hospitalares para ajudar no combate à pandemia. Entre os materiais estão câmaras frias, refrigeradores, caixas térmicas e notebooks. A iniciativa faz parte do movimento “Unidos pela Vacina”, idealizado pelo grupo Mulheres do Brasil.

São mais de 4 mil municípios beneficiados pela iniciativa que une cerca de 400 empresas brasileiras. Os investimentos juntos já passam da casa dos R$ 50 milhões. O objetivo do projeto é mostrar a importância da ação da sociedade civil no combate à pandemia de Covid-19. O Rio de Janeiro foi uma das cidades escolhidas para integrar o projeto piloto.

“O Grupo Mulheres do Brasil sentiu a necessidade de unir pessoas e entidades para serem protagonistas, somando forças e talentos no movimento Unidos Pela Vacina. Com muita coragem e amor pelo Brasil, unimos um grupo enorme de pessoas que não aceitaram ficar de braços cruzados tentando encontrar culpados e fomos atrás de soluções! Juntos, seguimos contribuindo para minimizar a dor de inúmeras famílias com o apoio ao SUS”, afirmo Luiza Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil.

A distribuição dos equipamentos tem auxiliado as campanhas de vacinação em todo o país, principalmente na hora de conservar os insumos e doses. O movimento ainda age para que outras campanhas de vacinação nacional tenham esse auxílio.

“A logística da vacinação contra a Covid-19 nos impôs um desafio ainda maior. A exigência do distanciamento e as medidas sanitárias de prevenção, como o uso de máscara a álcool gel, tornou esse processo mais complexo”, comentou Betania Tanure, cofundadora do Grupo.

Para entender as necessidades dos mais de 5 mil municípios do país, a organização propôs um questionário por meio da plataforma virtual desenvolvida pelo Instituto Locomotiva. Médicos e profissionais da saúde ajudaram a pensar nas perguntas que seriam traduzidas em dificuldades para lidar com a pandemia.

Na capital fluminense foram construídos oito polos de Drive Thru, em diferentes pontos da cidade, tudo pensado para facilitar a vacinação de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. O plano saiu do papel em março desse ano e desde então contribuiu para a implementação do projeto em todos 92 municípios do estado.  

“Nosso papel é atuar de forma coordenada com o movimento, convocando e incentivando o setor empresarial e instituições a se unirem nessa rede do bem, de apoio à vacinação nos municípios”, complementou Guilherme Lencastre, presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil.

O projeto também contribuiu para conscientizar a população quanto à importância da vacina. O Cristo Redentor também foi ponto central dessa campanha e recebeu uma iluminação com a frase “Vacinas salvam vidas”.