Band Rio

Sapucaí é liberada para ensaios técnicos do fim de semana

Desfiles do Carnaval 2023, por outro lado, ainda não estão liberados

Christiano Pinho

A Praça da Apoteose
A Praça da Apoteose
Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O Corpo de Bombeiros liberou o Sambódromo para os ensaios técnicos deste final de semana. A decisão foi tomada após nova vistoria feita neste sábado (28), cerca de duas horas antes do início dos ensaios das escolas da Série Ouro.

A corporação verificou que as irregularidades encontradas ontem foram solucionadas, e decidiu permitir os eventos até este domingo (29). Por outro lado, os Bombeiros pontuaram que para a realização dos desfiles do Carnaval 2023, ainda será necessária a publicação da prorrogação do Termo de Ajustamento de Conduta, e nova inspeção da corporação, especificamente voltada para as datas de desfile.

O impasse para a liberação da pista da Marquês de Sapucaí começou após o vencimento do TAC assinado entre o Corpo de Bombeiros e a Riotur. A Prefeitura do Rio entrou com pedido de prorrogação do Termo, mas a Empresa Municipal de Turismo ainda não assinou o documento. Depois da vistoria dos militares realizada nessa sexta (27), e que havia proibido os ensaios, a prefeitura tentou protocolar a prorrogação, mas foi impossibilitada por ser fim de semana. Após a publicação do TAC, que deve acontecer até terça-feira (31), os Bombeiros agendarão a nova vistoria visando a avaliação da liberação da Apoteose para o Carnaval 2023.

Durante a ação deste sábado, a corporação determinou o fechamento de dois restaurantes que estavam funcionando sem autorização. Os estabelecimentos não poderão ser abertos até a regularização documental.

JUSTIÇA AINDA VAI ANALISAR PEDIDO DE INTERDIÇÃO DO SAMBÓDROMO

Apesar da liberação pelo Corpo de Bombeiros, um pedido de liminar na Justiça do Rio pode terminar com a interdição do Sambódromo.

Na ação, um advogado pede a proibição dos ensaios e desfiles na passarela do samba, alegando falta de documentos necessários.

Neste sábado (28), durante agenda pela manhã em Botafogo, na Zona Sul, o prefeito Eduardo Paes disse que sabia dos problemas que poderia enfrentar quanto a documentação, mas garantiu que todos os ensaios e desfiles irão acontecer sem impedimentos.