BandNews FM

Abin e TSE renovam parceria que garante segurança das urnas eletrônicas

Contrato milionário prevê apoio e suporte na realização das eleições

BandNews FM

Contrato milionário prevê apoio e suporte na realização das eleições
Contrato milionário prevê apoio e suporte na realização das eleições
Foto: Divulgação/TSE

A Agência Brasileira de Inteligência renovou um contrato milionário com o Tribunal Superior Eleitoral para garantir a segurança das urnas eletrônicas. O acordo de cooperação foi fechado no valor de R$ 2.455.140,00. A ABIN atua há 23 anos no apoio à realização das eleições no Brasil.

O contrato prevê apoio, orientação e a atuação de técnicos especializados da agência nas áreas de criptografia, segurança de hardware e das comunicações, segurança e auditoria de sistemas de votação, segurança física e computação forense. A parceria foi publicada no Diário Oficial da União em 31 de maio. A Agência Brasileira de Inteligência é um órgão do governo federal, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional.

A cooperação entre TSE e Abin ocorreu também no combate a notícias falsas, em 2017. O Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições foi criado pelo então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Gilmar Mendes, para identificar o uso de robôs nas redes sociais utilizados para transmitir fake news.

Na contramão da parceria entre as instituições, o atual diretor geral da Abin e aliado do presidente Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem, utilizou as redes sociais para demonstrar seu apoio à proposta de votação em cédulas impressas. Ramagem defende que o projeto bolsonarista é uma evolução em termos eleitorais: “Voto auditável significa evolução das urnas eletrônicas e segurança ao pleito eleitoral. Assegura integridade e transparência aos resultados do sufrágio universal. Eleições democráticas com contagem pública dos votos. ”, comentou no Twitter.

Tópicos relacionados