BandNews FM

Brasil chega aos 15 milhões de casos de Covid-19 com mortes ainda em alta

Queda nos indicadores de óbitos ainda não é suficiente para falar que país saiu da segunda onda

BandNews FM

Epidemiologistas alertam para um novo recrudescimento dos casos
Epidemiologistas alertam para um novo recrudescimento dos casos
Foto: Reuters

O Brasil registrou mais 2550 mortes pela Covid-19 no mais novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (06). Ao todo, o país tem 416.949 óbitos desde o início da pandemia.

Já a totalidade dos casos, passou de 15 milhões com o registro de novos 73.380 exames positivos. Desde fevereiro de 2020, são 15.003.563 brasileiros que testaram positivo.

ALERTAS DE UMA TERCEIRA ONDA

Em meio a um momento de diminuição no número de mortes e internações por Covid-19, cientistas tem alertado para a possibilidade de uma terceira onda. O motivo seria a implementação de medidas mais flexíveis, que geram um aumento na circulação de pessoas.

A mobilidade da população é um dos principais critérios para medir a tendência de aumento ou diminuição no contágio do vírus.

Para o epidemiologista Pedro Hallal, baseando-se no agravamento da doença em períodos anteriores, um novo aumento de casos é uma realidade que deve ocorrer a partir do final do mês.

No entanto, com o avanço da vacinação ele acredita que se ocorrer, o fenômeno não deve superar a segunda onda, que levou ao esgotamento do sistema de saúde em grande parte dos estados brasileiros.