BandNews FM

Governo da Bahia reduz pela metade limite de público em eventos

Órgão também determinou obrigatoriedade do comprovante de vacina em espaços culturais do estado

Rádio BandNews FM

Continua valendo a regra de lotação máxima de 50% da capacidade do local
Continua valendo a regra de lotação máxima de 50% da capacidade do local
Foto: Divulgação

O limite máximo de público em eventos passa de 3.000 para 1.500 pessoas na Bahia. A redução, que também vale para estádios de futebol, foi anunciada nesta quinta-feira (20) pelo governador Rui Costa, durante entrega de tratores para associações de produtores rurais e prefeituras municipais, no Parque de Exposições, em Salvador.  

A medida deve ser publicada na edição desta sexta-feira (21) do Diário Oficial. Além disso, continua valendo a regra de lotação máxima de 50% da capacidade do local, além da obrigatoriedade do comprovante de vacinação e uso de máscaras.

Segundo o governador, a redução acontece por causa da propagação rápida da variante Ômicron no estado. Rui reforça a importância do esquema vacinal completo para barrar o poder da nova variante.

Moacyr Villas Boas, Presidente da Associação Baiana das Produtoras de Evento, afirma que as decisões do governo têm sido tomadas sem consultar o setor, que é um dos mais prejudicados com as restrições desde o início da pandemia.

Nesta quinta, o governo do estado também decidiu que quem insistir em entrar em espaços públicos culturais do estado sem a comprovação de vacinação contra a Covid-19 poderá ser conduzido à delegacia. A medida, que está valendo desde quarta (19), foi acertada após reunião entre os secretários de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e a da Cultura, Arany Santana.

De acordo com a Secretária de Segurança Pública, equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil foram escolhidas para atuar em casos de desrespeito ao decreto estadual que exige a apresentação do comprovante de vacina para entrada nos espaços públicos, inclusive os culturais.

Além de espaços públicos, o comprovante de vacinação contra a Covid-19 é obrigatório em bares, restaurantes, cinemas e em eventos públicos ou privados.

Tópicos relacionados