BandNews FM

Hackers invadem site da Prefeitura de Brumadinho e citam desastre da Vale

Prefeitura afirma que nenhum conteúdo foi perdido; página continua no ar

Por

Rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, MG
Rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, MG
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiro MG

A Prefeitura de Brumadinho, em Minas Gerais, confirma um ataque hacker ao próprio site. O grupo Anonymous Brasil, responsável pelo ocorrido nesta terça (21), deixou mensagem sobre o rompimento da barragem da Vale, que deixou 272 mortos em 2019.

Por meio de nota, o município afirmou que trabalhou na reconfiguração do sistema e nenhum conteúdo foi perdido.

“A ação foi praticada pelo grupo Anonymous do Brasil que ao invadir o portal deixou um vídeo com ataques e ameaças à Vale S/A. A equipe técnica de informática da Prefeitura trabalhou durante todo o dia na reconfiguração do sistema e nenhum conteúdo foi perdido devido à operacionalização de backup”.

Em vídeo publicado no portal, os hackers relembraram a proximidade da data que marca os três anos da maior tragédia ambiental do Brasil, na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

A mensagem afirma que nenhuma das pessoas dos altos cargos da mineradora foram punidas e cita que o ex-presidente da empresa, Fábio Schvartsman, chegou a ser avisado dias antes do desastre sobre o risco de rompimento da barragem B1, na Mina Córrego do Feijão. 

Os invasores dizem que não vão perdoar os culpados mesmo com a mobilização de instituições públicas para garantir a impunidade dos envolvidos. 

O município de Brumadinho informou também que já havia alertado a Polícia Civil sobre uma antiga invasão e está coletando outras informações para formalizar um Boletim de Ocorrência.

Tópicos relacionados