BandNews FM

Morador do RJ testa positivo para a Covid-19 após viagem à Índia

Casos suspeitos também são monitorados no Ceará e no Para. Amazonas já se prepara para possível confirmação de caso.

Rádio BandNews FM

Um morador de Campos, no Norte Fluminense, é monitorado após voltar de viagem da Índia e testar positivo para a Covid-19.
Um morador de Campos, no Norte Fluminense, é monitorado após voltar de viagem da Índia e testar positivo para a Covid-19.
Foto: Reprodução

Um morador de Campos, no Norte Fluminense, é monitorado após voltar de viagem da Índia e testar positivo para a Covid-19. Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Governo do Rio, ele viajou a trabalho e foi diagnosticado com a doença após desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O paciente está isolado em Campos para onde foi levado, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

As companhias aéreas Qatar e Latam foram notificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para o envio da lista de passageiros.

Também há casos suspeitos da nova cepa sendo investigados no Ceará, no Pará e no Amazonas. Testes em laboratório para o sequenciamento genético será feito para confirmar ou descartar a infecção pela variante indiana.

Acompanhe:  

NOVOS CASOS 

A Índia passa dos 300 mil mortos por coronavírus e o terceiro país a atingir essa marca depois dos Estados Unidos e do Brasil. A pandemia se agravou nas últimas semanas com o surgimento de uma nova variante que levou o sistema de saúde indiano ao colapso com falta de leitos e de oxigênio.

Um caso de Covid-19 com a cepa indiana foi confirmado no tripulante de um navio que chegou ao Maranhão da África do Sul; o homem, de 54 anos, está intubado em um hospital de São Luís. O Ministério da Saúde prometeu ampliar os testes e montar barreiras sanitárias para conter a mutação no Brasil, além de ter enviado trezentas mil doses de vacinas ao Maranhão.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou no fim de semana que não há registro de transmissão comunitária da nova cepa no Brasil, mas destacou que as autoridades estão em alerta.

No Amazonas, o governo estadual já se mobiliza para possíveis confirmações de casos da variante da Índia no estado. A preocupação aumentou após a identificação do vírus no Maranhão, já que existe um fluxo grande de pessoas entre os estados.

No Pará, amostras genéticas de dois pacientes com suspeitas da cepa indiana do coronavírus já estão em análise no Instituto Evandro Chagas. Os casos foram identificados no município paraense de Primavera. Na investigação do histórico dos pacientes, foi relatado que eles estavam no Maranhão nos últimos 10 dias. Segundo a prefeitura de Primavera, os pacientes têm entre 32 e 33 anos e apresentam quadro de saúde estável. Todas as pessoas que tiveram contato com eles estão em isolamento.

No Ceará, a Secretaria Estadual da Saúde recebeu notificação da Anvisa sobre um caso suspeito da variante indiana (SARS-CoV-2 B.1.617) em Fortaleza. No dia seguinte, no dia 18 de maio, realizou o isolamento do viajante. No dia 9 de maio de 2021, um passageiro vindo da Índia desembarcou na capital e seguiu preventivamente em isolamento, permanecendo sem sintomas. O homem, de 35 anos, teve resultado positivo para Covid-19, obtido por meio de dois exames RT-PCR nos dias 10 e 11 subsequentes.

Tópicos relacionados