BandNews FM

PM de SP diz que Operação Sufoco não vai sobrecarregar agentes

Ação tenta coibir roubos praticados por falsos entregadores

BandNews FM

Operação Sufoco tenta coibir roubos praticados por falsos entregadores
Operação Sufoco tenta coibir roubos praticados por falsos entregadores
Governo de SP

O Secretário Executivo da Polícia Militar de São Paulo, Álvaro Camilo, garante que não haverá desgaste dos policiais envolvidos na Operação Sufoco. A ação, lançada nesta quarta-feira (04) pelo Governo do Estado, é uma tentativa de coibir a prática de roubos por parte de falsos entregadores de aplicativo. 

De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, o número de policiais e viaturas nas ruas vai, praticamente, dobrar; abordagens e barreiras policiais também vão ser intensificadas. A questão é que, para isso, a PM não vai fazer contratações específicas: os policiais de todo o estado vão participar, de forma voluntária, trabalhando nas horas de folga e recebendo horas extras.  

Em entrevista exclusiva à BandNews FM, Álvaro Camilo disse que isso não significa que os PMs serão sobrecarregados: “essa operação é feita em cima das horas adicionais, respeitando seu descanso. É bem regrado, para não prejudicar o policial e o policiamento”. 

Ele também garantiu que as abordagens aos motociclistas não serão truculentas: “os policiais estão sendo orientados para isso. E aquele que não for, (haverá) o rigor da lei”.  

Ex-secretário Nacional de Segurança e consultor em segurança pública, o Coronel José Vicente da Silva avalia que a ação do Governo de São Paulo é a "ação possível" e, mesmo que as abordagens não resultem em grandes prisões, o simples fato de haver mais policiais na rua pode inibir a prática de crimes: “há dois efeitos interessantes: primeiro, intimidar os criminosos. E, ao mesmo tempo, esse aparato ostensivo ajuda a melhorar a sensação de medo da população”.  

Ele pondera, no entanto, que usar o tempo de descanso para o trabalho não é ideal e que o mínimo seria remunerar melhor os agentes para essa ação. 

O Estado de São Paulo tem cerca de 83 mil policiais e, aproximadamente, 23 mil deles atuam na capital paulista. 

A Operação Sufoco não tem data para terminar e deve ser implementada em outras cidades da região metropolitana.