BandNews FM

Servidores do Banco Central entregam cargos comissionados

Movimento é uma reação à aprovação do Orçamento com reajuste salarial apenas para policiais federais

Rádio BandNewsFM

Funcionários da Receita Federal também realizam greve em resposta ao Orçamento de 2022
Funcionários da Receita Federal também realizam greve em resposta ao Orçamento de 2022
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os servidores do Banco Central anunciaram a entrega de cargos de chefia comissionados nesta segunda-feira (03), como resposta à aprovação do reajuste salarial de reposição apenas para policiais federais.

Em nota, o sindicato que defende a categoria, do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, afirmou que dos mais de 3 mil e 500 servidores, 500 posições são comissionadas. A lista com os nomes dos que aderiram ao movimento deve ser divulgada nos próximos dias.

O presidente do sindicato, Fábio Faiad explica que a ideia é convencer os funcionários a aderirem à medida para que em duas semanas o presidente do Banco do Central seja convocado para uma reunião.

O movimento se assemelha a ação de servidores da Receita Federal, que até o momento já teve o anúncio da saída de 950 cargos de chefia, também em resposta ao aumento salarial dos policiais.  

O sindicato dos servidores da receita informou também que a adesão à paralisação da categoria por conta do corte orçamentário no órgão ultrapassa 90% dos efetivos.

Os auditores fiscais da Receita aprovaram na quinta-feira passada (30), em assembleia nacional extraordinária, a paralisação de todos os projetos nacionais e regionais do Plano Operacional do órgão, a adoção de operação-padrão nas aduanas e o apoio da entrega ostensiva de todos os cargos em comissão e funções de chefia do fisco.

Tópicos relacionados